19Outubro2019

NOTÍCIAS SAÚDE Ansiedade: respiração pode ajudar

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Ansiedade: respiração pode ajudar

É como um curto-circuito gerado na mente e no corpo

Ansiedade-respirao-pode-ajudar

As crises de ansiedade são episódios de ansiedade intensa, que podem se manifestar após uma situação de estresse ou traumática, mas também podem acontecer sem um desencadeante, e que vem acompanhadas por alguns sintomas, como:

. Taquicardia

. Respiração irregular

. Medo

. Tremores no corpo, entre outros.

Desconforto  >>   A lombalgia pode ser evitada com cuidados simples no dia-a-dia

É como um curto-circuito gerado na mente e no corpo, provocando uma descarga de noradrenalina e adrenalina pelo organismo. Essas substâncias são responsáveis, junto com outros processos, pelas manifestações físicas da crise, que podem durar alguns minutos em alta intensidade.

Passar por uma crise dessas não é fácil e pode causar bastante medo por conta dos sintomas. Para quem sofre ou conhece pessoas que têm episódios assim, é fundamental conhecer formas de aliviar os sintomas e acalmar o paciente até que eles passem.

Os métodos a seguir consistem em trabalhar com a respiração e tranquilizar a mente durante o processo, passando ao cérebro a mensagem de que está tudo bem, até que possa se acalmar e voltar ao seu estado normal.

Alimentação  >>   Dia das Crianças: ensinar os pequenos a comer bem na infância garante vida adulta mais saudável

Contração do Diafragma

Respirar pelo diafragma ajuda a regular o corpo e o sistema nervoso. Para esse exercício, é preciso ter calma e respirar profundamente expandindo e contraindo os músculos, sempre observando se a barriga está indo completamente para frente e se as costelas se elevam em todo o tórax.

Abdominal deitada

Essa técnica é recomendada antes de dormir. Com as luzes apagadas, coloque as mãos em cima do abdômen e conte enquanto está respirando para criar um ritmo. Na hora de soltar o ar, pode contrair o abdômen para que os músculos da respiração fiquem mais trabalhados.

Relaxamento progressivo

Para essa prática, feche os olhos e enrijeça todos os grupos musculares do corpo por 3 segundos cada. Comece pelos pés, passando pelos joelhos, coxas, bumbum, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula e por fim, chegue aos olhos. A respiração precisa ser profunda e lenta, e a requer calma e paciência para funcionar.

Saúde de berço  >>   Bebê fazendo flexão? Veja os melhores exercícios para bebês

Alongada

A respiração alongada implica em expirar pelo dobro do tempo que se inspira, sem pausas e sem segurar o ar. É uma ótima técnica para controlar a ansiedade e acalmar momentos de picos de estresse.

Importante: Quando uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico acontece, a melhor forma de tratamento é entrar em contato diretamente com um psicólogo ou psiquiatra. Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja acionado.

Redação Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso site de notícias Linhares Em Dia.

logo.sitelinharesemdia.rodape
Linhares Em Dia é Marca Registrada®
© Copyright Linhares EM DIA 2010 - 2019
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Informação com conteúdo e credibilidade.   Information with content and credibility.
Contato - Home - Geral - Polícia - Saúde - Esporte - Política - Entretenimento
Destaque - Filmes em Cartaz - Empregos|Cursos|Concursos - Falo Mesmo
Produtos e Serviços - Farmácias de Plantão