19Setembro2019

NOTÍCIAS SAÚDE Hormônio do crescimento: saiba como estimular a produção

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Hormônio do crescimento: saiba como estimular a produção

Atletas tem mais facilidade para aumentar o GH devido a prática diária de exercício físico

Hormnio-do-crescimento-saiba-como-estimular-a-produo

Nutrição rica em proteínas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e diminuir a ingestão de açúcar, favorecem o crescimento. O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio e desempenha um importante papel no corpo humano. É fundamental para o crescimento desde os primeiros anos de vida até a velhice, onde ainda é produzido.

Leia também  >>   SUS poderá incorporar pele de tilápia para tratamento de queimados

Quando dormimos, é o momento que ocorre a maior liberação do GH, que após secretado, estimula as células do nosso fígado para a produção do IgF-1 ou fator de crescimento semelhante à insulina Tipo 1. "A produção de IgF-1 é essencial para a nossa saúde por estimular o crescimento celular, diminuir o percentual de gordura corporal, aumentar o anabolismo e a definição muscular, aumentar a síntese proteica, aumentar a reparação celular e aumentar a performance cardiovascular", disse o nutrólogo J Bussade.

Estudos mostram um aumento nos níveis de IgF-1 em atletas durante a primeira semana de treinamento. Esse aumento nos níveis de IgF-1 foram relacionados com aumento da recuperação muscular após o exercício. Isso foi relacionado com a regulação endócrino-imune, ou seja, houve resposta inflamatória menor mediada pelos linfócitos que são células de defesa.

E quem não é atleta, como estimular a produção do GH?

• Ter uma nutrição adequada rica em proteínas como: ovos, carne vermelha magra, frango, peixes e derivados do leite;

• Ter uma baixa ingestão de açúcar e por conseqüência níveis adequados de insulina no sangue;

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente à noite;

• Não ser uma pessoa sedentária, ou seja, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios semanalmente;

• Ter uma boa noite de sono;

• Ter níveis adequados de magnésio e de Vitamina B6.

Leia também  >>   Anvisa recolhe 200 lotes de remédios para tratamento de hipertensão

Mesmo que você siga todas essas recomendações a produção do IgF-1 decresce com o envelhecimento, principalmente à partir dos 45 anos por diminuição dos níveis de GH ou hormônio do crescimento. Em alguns casos específicos é necessária a terapia com hormônio do crescimento, no entanto, isso irá depender de uma avaliação criteriosa com um médico especialista. O uso indiscriminado do GH sem indicação médica ou para fins estéticos é um risco para a saúde e não deve ser feita em hipótese alguma.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.