17Julho2019

NOTÍCIAS SAÚDE Menopausa? Amora e cúrcuma para tratar dores e sintomas

farmacias-de-plantao

Menopausa? Amora e cúrcuma para tratar dores e sintomas

Substâncias também podem ajudar a emagrecer

Menopausa-Amora-e-crcuma-para-tratar-dores-e-sintomas

A busca por tratamentos naturais, a chamada fitoterapia, tem atraído muitas pessoas e se tornado cada vez mais popular. Dentre os diversos benefícios, essas substâncias podem acalmar, cicatrizar e emagrecer. Elas podem ser ingeridas na forma de chá, xarope, pomada e cápsulas, que contêm na sua composição partes de plantas. Dentre as plantas medicinais utilizadas com esta finalidade está a cúrcuma. Ela possui uma longa raiz cor de laranja, que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia.

Leia também  >>   Influenza: em quatro meses são registrados 369 casos da doença e 67 óbitos

De acordo com a farmacêutica Luiza Scardua, este ativo também é utilizado como medicamento natural para tratamentos de saúde. “Dentre os seus benefícios, estão a redução das dores nas articulações, melhoria dos problemas gastrointestinais, febre, resfriados e, até, a diminuição do colesterol”, conta. A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.

Outro caso é da amoreira, conhecida como a planta reguladora dos hormônios. “Por isso, o uso dela pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa. Os principais e mais comuns neste período são: ressecamento da pele, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, calores, dores de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão e problemas urinários”, lista.

De acordo com Luiza Scardua, no caso dos produtos encapsulados podem ser utilizados o pó da planta ou o extrato seco padronizado. “Para se obter um extrato seco padronizado é retirado da planta os princípios ativos mais importantes com auxílio de um solvente adequado. No caso do pó da planta é feito um processo de moagem dela seca, transformando-a em pequenos grãos”, explica.

Leia também  >>   Veja qual o melhor horário para fazer o exercício aeróbico com a musculação

Entre os “mocinhos”

Além das plantas, muitas frutas podem apresentar propriedades benéficas para alguns tipos de tratamentos. Um exemplo neste caso vem de um ativo encontrado na semente e pele da uva: o resveratrol. “Ele também é encontrado no vinho tinto e no amendoim. E, dentre seus principais benefícios, está a intensa atividade antioxidante para combate dos radicais livres. O resveratrol também tem um poder muito grande de diminuir os níveis de pressão arterial”, orienta a farmacêutica.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.