17Julho2019

NOTÍCIAS SAÚDE Influenza: em quatro meses são registrados 369 casos da doença e 67 óbitos

farmacias-de-plantao

Influenza: em quatro meses são registrados 369 casos da doença e 67 óbitos

MS pede que a população busque as unidades de saúde para se vacinar contra o vírus

Influenza-em-quatro-meses-so-registrados-369-casos-da-doena-e-67-bitos

Sintomas são similares aos da gripe comum. Eles incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Neste ano, até 13 de abril, foram registrados 369 casos de influenza em todo o país, com 67 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 192 casos e 47 óbitos. O Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 130 casos e 34 mortes.

Leia também  >>   Veja qual o melhor horário para fazer o exercício aeróbico com a musculação

Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas, que são similares aos sintomas da gripe comum. Eles incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga.

Na segunda-feira (22), começou a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Neste caso, podem receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Às crianças, gestantes e puérperas que ainda não se vacinaram (público-alvo da primeira fase da campanha), ainda podem buscar as unidades de saúde para se vacinar.

Leia também  >>   Saiba como usar salto alto e evitar problemas nos pés

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, com a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.