18Agosto2018

NOTÍCIAS SAÚDE Especialista dá dicas para abaixar o colesterol ruim
whatsSap-do-portal-novo-numero

farmacias-de-plantao

Especialista dá dicas para abaixar o colesterol ruim

Dia Nacional de Controle do Colesterol é comemorado nesta quarta-feira (08)

Especialista-d-dicas-para-abaixar-o-colesterol-ruim

Promover a conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do colesterol alto: este é o objetivo do Dia Nacional de Controle do Colesterol, comemorado nesta quarta-feira (08). É comum ouvir falar do colesterol como um inimigo do coração, mas ele é necessário para o organismo e, por isso, precisa ser controlado.


Fique EM DIA com notícias relacionadas à SAÚDE.

Herpes simples também pode afetar os olhos e pálpebras

Os riscos da automedicação durante o inverno


Apesar de ser uma gordura importante para o organismo, o excesso de colesterol é cada vez mais crescente e pode causar várias complicações para a saúde. O alerta é da Endocrinologista, Dra Rafaela Norbim Barcelos.

Ela explica que o colesterol em demasia é considerado um vilão para o coração. "O colesterol elevado é uma das principais causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral isquêmico, doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Portanto, ele é necessário para vivermos, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada", explica a médica.

Dra Rafaela lembra ainda que o colesterol alto não apresenta sintomas, o que a torna ainda mais perigosa e exige cuidados constantes. "É uma doença silenciosa, com inexistência de sintomas. O exame de sangue é a única maneira de analisar como está seu nível no organismo. Por isso, é importante ir regularmente ao médico, fazer o acompanhamento e seguir os cuidados para evitar o problema, relata a especialista.

Prevenir é o melhor remédio

A médica diz que a melhor maneira de prevenir o problema é evitar os fatores de risco, "como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, álcool, obesidade e o estresse". Em contrapartida, "é muito importante fazer atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos – já que o sedentarismo reduz o LDL, o colesterol ruim, e eleva LDL e triglicérides", salienta.

Outro fator preocupante é o aumento no número de crianças com a doença. Dra Rafaela diz que o aumento nas taxas é cada dia mais crescente entre os pequenos. "O número de pessoas com colesterol alto se multiplica dia a dia, e o que nos preocupa é que esta é uma doença que acomete cada vez mais crianças e em idade cada vez mais precoce", enfatiza Rafaela.

Fatores de risco

A obesidade é o principal fator de risco para o excesso de colesterol sanguíneo, mas isso não impede que pessoas magras também possam ter o colesterol alto. Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gordura saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete.

Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis, portanto, indivíduos que tenham histórico familiar com este problema devem ficar ainda mais atentas e cautelosas.

Especialista-d-dicas-para-abaixar-o-colesterol-ruim-rafaela

Confira algumas dicas da Rafaela (foto) para manter o colesterol em dia:

- Praticar exercícios físicos;

- Não fumar;

- Evitar o estresse;

- Comer mais frutas e vegetais;

- Dar preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas;

- Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs;

- Limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;

- Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;

- Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;

- Evitar frituras;

- Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.