22Outubro2018

NOTÍCIAS SAÚDE Campanha contra gripe é prorrogada até dia 15 de junho
whatsSap-do-portal-novo-numero

farmacias-de-plantao

Campanha contra gripe é prorrogada até dia 15 de junho

Quem ainda não se vacinou deve procurar umas das 33 unidades de saúde do Município de Linhares

Campanha-contra-gripe--prorrogada-at-dia-15-de-junho

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizada secretaria Municipal de Saúde, foi prorrogada até o dia 15 de junho. A decisão, do Ministério da Saúde, foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 01 de junho.


Fique EM DIA com notícias relacionadas à SAÚDE.

Hemoes funciona na sexta (1º). Confira os horários

Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada


Em Linhares já foram vacinadas 26.650 pessoas, o que corresponde a 72% da população a ser vacinada em Linhares, que é de 37.010 pessoas. A meta da campanha é vacinar 90% dos grupos prioritários. A vacinação está acontece em todas as 33 unidades de saúde do Município.

"A vacinação contra a Influenza é muito importante para prevenir a doença, que é caracterizada por uma gripe, e tem sintomas como febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração", reforça a coordenadora de Imunização do Município, Ana Alves de Oliveira.

O vírus da influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Conforme cronograma do Ministério da Saúde, a imunização é feita somente ao seguinte grupo prioritário:

-Crianças de seis meses a menores de cinco anos sem comorbidades;

-Crianças de seis meses a 8 anos com comorbidades respiratórias;

-Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

-Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;

-Trabalhador de Saúde: trabalhadores de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas com atendimentos de saúde, estagiários de serviços de saúde, dentre outros;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; povos indígenas;

-Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza;

-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Lembrando que crianças com comorbidades respiratórias e pessoas portadoras de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico com CID da doença para justificar a aplicação da vacina.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.