20Fevereiro2018

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Dicas para os foliões aproveitarem o carnaval do início ao fim

Nutricionista dá orientações para curtir o carnaval com saúde

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A ingestão de bebida alcoólica em excesso e sem os devidos cuidados pode prejudicar os planos de muita gente que só quer curtir a folia. Para aproveitar do início ao fim, vale a pena seguir algumas dicas bem simples, mas que podem salvar seu carnaval. Então, anote aí: intercalar bebida alcoólica com água, sucos naturais ou água de coco, se alimentar bem antes e depois da folia e descansar antes e depois da diversão.


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A referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Livia Mannato, explica que o álcool favorece a perda de líquido, por isso que é importante ingerir bebidas que reidratam o organismo. Essa orientação é ainda mais importante para quem for pular carnaval em bloquinhos de rua durante o dia ou for pegar praia.

“Passar horas debaixo do sol na praia ou em bloquinhos de rua gera desgaste do corpo, ainda mais quando se exagera na ingestão de bebida alcoólica e na mistura de bebidas, pois o álcool favorece a perda de líquido. Para evitar o mal-estar, a dica é tomar bastante água e, é claro, ter prudência. Se for ingerir bebida alcoólica, é interessante beber água entre um copo e outro, pois a água ajuda a hidratar o corpo, podendo até prevenir uma desidratação”, explicou a referência técnica da Sesa.

Segundo a nutricionista, uma lata de cerveja demora uma hora para ser eliminada pelo organismo, assim como uma dose pequena de vodka, whisky ou vinho. Mas ela salienta que, mesmo após esse tempo, o álcool continua no sangue por um período. Sendo assim, manter o organismo hidratado ajuda a retardar a sensação de embriaguez, benefício também obtido quando a pessoa se alimenta antes de começar a beber. Isso ocorre, segundo Livia, porque, com o estômago cheio, o organismo leva mais tempo para metabolizar o álcool.

“Na folia, além da hidratação, é importante fazer uma refeição completa antes de sair de casa, com carboidratos, proteínas, lipídios, ou seja, arroz, feijão, carne e salada. E se for participar dos blocos na parte da manhã, a mesma dica serve para o café da manhã, que deve ter frutas, pão, leite e um iogurte. Se for pensar em alguma coisa para levar, é interessante uma fruta como maçã, banana ou até mesmo uma barra de cereal de castanha ou, ainda, outras oleaginosas que são fontes de gordura boa”, orienta a nutricionista.

Livia ressalta que toda bebida alcoólica, seja fermentada ou destilada, afeta o organismo de alguma maneira, logo, não tem como fugir dos efeitos do álcool, apenas fazer com que eles se desencadeiem mais lentamente. De acordo com a referência técnica, os efeitos podem ser maiores ou menores dependendo da quantidade de bebida ingerida.

“No estômago, por exemplo, o álcool causa irritação da mucosa; nos rins, ocorre uma alteração da filtração, provocando desajuste hormonal e elevação da pressão arterial; já no fígado e no pâncreas, a bebida alcoólica leva à alteração das enzimas, o que pode culminar em inflamação desses órgãos; e no cérebro o álcool leva à perda de reflexos e sonolência”, detalhou a nutricionista, sugerindo que, para aproveitar o carnaval, as pessoas apostem mais na alegria do que na ingestão de bebida alcoólica.

Como se hidratar na folia

- Consuma água antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede vem, é sinal de que o corpo já está desidratando;

- No geral é sempre indicado ingerir 2 litros de água por dia, mas se deve considerar o peso, a idade, o gênero, se a pessoa faz atividade física ou não para regular a quantidade adequada de água a ser ingerida;

- Se você não gosta de tomar água, aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, chás de ervas e água de coco, mas não pode substituir totalmente a água;

- Ao sair de casa para a folia, leve uma garrafa de água.

Redação Portal Linhares Em Dia 


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