26Abril2017

NOTÍCIAS SAÚDE Unidades de saúde de Linhares começam a vacinar contra a gripe
whatsSap-do-portal

farmacias-de-plantao

Unidades de saúde de Linhares começam a vacinar contra a gripe

A imunização acontece sempre das 7 ás 17 horas em todas as unidades da sede e do interior do município

Unidades-de-sade-de-Linhares-comeam-a-vacinar-contra-a-gripe

A campanha nacional de imunização contra a gripe começou nesta segunda-feira (17). Em Linhares a vacina está disponível nas 33 unidades de saúde da rede municipal da sede e do interior do município, de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas. As vacinas estarão disponíveis até o final da campanha nacional, no dia 26 de maio e o Dia D da vacinação no município está agendado para o dia 13 de maio para todos os grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde irá receber 34 mil doses da vacina até o final da campanha e a meta é imunizar no mínimo 90% das pessoas que integram os grupos prioritários que são gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Trivalente

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários de gestantes, puérperas, crianças, idosos e trabalhadores da saúde, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.

Comprovação

Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.

Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

Sintomas

- Febre acima dos 39º

- Dor de cabeça intensa

- Calafrios

- Cansaço

- Tosse seca

- Dores musculares e nos olhos

- Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Prevenção

- vacinação anual;

- lavar as mãos constantemente;

- usar álcool em gel para higienizar as mãos por que ele funciona como antimicrobiano;

- evitar levar as mãos ao rosto e boca;

- evitar aglomerações;

- usar lenço descartável;

- cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar;

- deixar as janelas abertas para a circulação do ar;

- evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas;

- fazer uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e a ingestão de bastante líquido reforça as defesas do organismo;

- manter a casa e os ambientes (inclusive o do trabalho) livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, e as mãos limpas para evitar o contágio de doenças.

Redação Portal Linhares Em Dia  


Fique EM DIA com notícias relacionadas

SAÚDE

– Campanha contra a gripe vai vacinar 54,2 milhões em todo o país

– Meninos de 12 e 13 anos já podem se vacinar contra o HPV e meningite nas unidades de saúde de Linhares


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter

portal-rodape2

NOTÍCIAS

SERVIÇOS