16Junho2019

NOTÍCIAS POLÍTICA Prefeito Guerino entrega segunda barragem aos produtores de Baixo Quartel

farmacias-de-plantao

Prefeito Guerino entrega segunda barragem aos produtores de Baixo Quartel

Agora, as máquinas da prefeitura estão em Desengano para a construção de três barragens

Prefeito-Guerino-entrega-segunda-barragem-aos-produtores-de-Baixo-Quartel

A segunda barragem construída em Baixo Quartel foi entregue na tarde desta terça-feira (21) pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, aos produtores rurais da região. Agora as máquinas estão em Desengano para construção de mais três reservatórios, seguindo para o Farias que será contemplado com dois e, por fim, o distrito de São Rafael onde será construída uma barragem. Ao todo, 40 produtores rurais serão beneficiados. A primeira barragem do Baixo Quartel foi entregue no dia 13 de março deste ano.

Leia também  >>  Espírito Santo terá programa de qualificação para setor turístico

O secretário de Agricultura disse que a barragem ocupa 2,7 hectares de área alagada, com capacidade de armazenar 33 milhões de litros de água, beneficiando diretamente sete propriedades rurais. "Já teve produtor que levantou a bomba de irrigação por três vezes, devido o volume de água ter elevado o nível da barragem. As chuvas dos últimos dias favoreceram e a barragem já atingiu sua capacidade. É uma alegria ver toda essa água armazenada beneficiando a região. Finalizando essa primeira etapa, construiremos pelo menos mais seis barragens no município. Inclusive, a Prefeitura de Linhares está com as inscrições abertas para os interessados em participar do processo seletivo, inscrevendo seus projetos", informou Fiorot.

O produtor Fernando de Jesus Frinhani é um dos proprietários da área onde a barragem foi construída. "Quando a vegetação que está sobre as águas se decompor e a lâmina d'água aparecer por completo – um processo natural – a barragem vai virar uma lagoa. Onde faço a captação de água para irrigar houve um aumento de quase dois metros de profundidade. Quando passamos em 2013 por um período de seca, aqui passava com trator. Agora, essa barragem vai garantir a nós produtores uma estabilidade, devido o armazenamento de água", relatou.

O senhor Armozino Batista Cruz, mais um produtor beneficiado com a segunda barragem, já colhe bons resultados. "A poça que tenho na minha propriedade não dava conta de irrigar e ainda fazia baixar a água do poço que a gente tinha que ficar cavando. Agora, com a barragem que teve o nível elevado com as chuvas, o nível de água da minha poça também subiu mais de meio metro. Agradeço à prefeitura e tenho esperança que vai melhor ainda mais", falou.

Leia também  >>  Bolsonaro decide condecorar os filhos Flávio e Eduardo pela segunda vez em menos de um mês

O prefeito Guerino Zanon informou que as oito barragens construídas são as primeiras do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo e que o município tem reservado R$ 1 milhão de investimentos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias do campo. "Os reservatórios vêm para integrar os serviços de caixas secas que desenvolvemos hoje no município, tendo visto que já construímos mais de 2.300 caixas, contribuindo assim para proteção das nascentes e manejo adequado da irrigação. Todos esses serviços visam garantir melhores condições hídricas para a agricultura, principalmente para os pequenos produtores rurais, para vivermos momentos diferentes dos que muitos produtores já enfrentaram nos períodos de déficit hídrico", frisou.

O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.