19Agosto2019

NOTÍCIAS POLÍTICA Deputado Estadual Marcos Garcia apresenta PL que prevê aviso sonoro em agência bancária

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Deputado Estadual Marcos Garcia apresenta PL que prevê aviso sonoro em agência bancária

“Facilitar o atendimento às pessoas com deficiência visual é garantir o direito à dignidade”, disse o deputado

Deputado-Estadual-Marcos-Garcia-apresenta-PL-que-prev-aviso-sonoro-em-agncia-bancria

O deputado Marcos Garcia (PV) apresentou o Projeto de Lei (PL) 162/2019, que obriga as instituições bancárias a utilizarem avisos sonoros para comunicar às pessoas com deficiência visual sobre o atendimento.

Para Marcos Garcia, áudio informando a próxima senha para atendimento promove inclusão de cegos e pessoas com baixa visão.

Leia também  >>  Governo institui Grupo de Trabalho para definir melhorias em portais da transparência

“Facilitar o atendimento às pessoas com deficiência visual é garantir o direito à dignidade, evitando que pessoas cegas ou com baixa visão continuem sentindo-se excluídas no ambiente bancário, é proporcionar inclusão social a esta importante classe”, disse o deputado.

De acordo com a proposta, é obrigatória a disponibilização de áudio informando a senha numérica ou eletrônica para que haja inclusão dos cegos e das demais pessoas com deficiência visual. O aviso sonoro deverá estar presente em todos os setores das agências bancárias, não se limitando apenas aos caixas.

Os bancos e instituições congêneres terão prazo de até 180 dias, contados da publicação da virtual lei, para se adequarem às novas regras e exigências.

Leia também  >>  Reunião do Estado Presente avalia resultados positivos do primeiro trimestre

Na justificativa que acompanha o projeto, Marcos Garcia afirma que apenas o Banestes vem utilizando o sistema sonoro, mas ele considera que a medida é insuficiente já que está sendo aplicada apenas para o atendimento nos caixas. O deputado defende que a iniciativa seja implantada em todos os setores das agências bancárias.

A matéria será analisada nas comissões de Justiça, Cidadania, Saúde e Finanças, antes de apreciação pelo plenário.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.