16Junho2019

NOTÍCIAS POLÍTICA Deputado Estadual Marcos Garcia apresenta PL que prevê aviso sonoro em agência bancária

farmacias-de-plantao

Deputado Estadual Marcos Garcia apresenta PL que prevê aviso sonoro em agência bancária

“Facilitar o atendimento às pessoas com deficiência visual é garantir o direito à dignidade”, disse o deputado

Deputado-Estadual-Marcos-Garcia-apresenta-PL-que-prev-aviso-sonoro-em-agncia-bancria

O deputado Marcos Garcia (PV) apresentou o Projeto de Lei (PL) 162/2019, que obriga as instituições bancárias a utilizarem avisos sonoros para comunicar às pessoas com deficiência visual sobre o atendimento.

Para Marcos Garcia, áudio informando a próxima senha para atendimento promove inclusão de cegos e pessoas com baixa visão.

Leia também  >>  Governo institui Grupo de Trabalho para definir melhorias em portais da transparência

“Facilitar o atendimento às pessoas com deficiência visual é garantir o direito à dignidade, evitando que pessoas cegas ou com baixa visão continuem sentindo-se excluídas no ambiente bancário, é proporcionar inclusão social a esta importante classe”, disse o deputado.

De acordo com a proposta, é obrigatória a disponibilização de áudio informando a senha numérica ou eletrônica para que haja inclusão dos cegos e das demais pessoas com deficiência visual. O aviso sonoro deverá estar presente em todos os setores das agências bancárias, não se limitando apenas aos caixas.

Os bancos e instituições congêneres terão prazo de até 180 dias, contados da publicação da virtual lei, para se adequarem às novas regras e exigências.

Leia também  >>  Reunião do Estado Presente avalia resultados positivos do primeiro trimestre

Na justificativa que acompanha o projeto, Marcos Garcia afirma que apenas o Banestes vem utilizando o sistema sonoro, mas ele considera que a medida é insuficiente já que está sendo aplicada apenas para o atendimento nos caixas. O deputado defende que a iniciativa seja implantada em todos os setores das agências bancárias.

A matéria será analisada nas comissões de Justiça, Cidadania, Saúde e Finanças, antes de apreciação pelo plenário.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.