19Julho2018

NOTÍCIAS POLÍTICA Hartung e Casagrande estão empatados na disputa pelo governo do Estado, afirma pesquisa
whatsSap-do-portal-novo-numero

farmacias-de-plantao

Hartung e Casagrande estão empatados na disputa pelo governo do Estado, afirma pesquisa

A pesquisa estimulada foi feita em 37 municípios do ES

Hartung-e-Casagrande-esto-empatados-na-disputa-pelo-governo-do-Estado-afirma-pesquisa-02 O Instituto Enquet divulgou a primeira pesquisa da disputa para o governo do Estado. O governador Paulo Hartung (MDB) e o ex-governador Renato Casagrande (PSB) estão tecnicamente empatados. Hartung aparece na frente, com 30,5% das intenções de votos, enquanto Casagrande tem 29,1%. A margem de erro é 2,7% para mais ou para menos em um coeficiente de confiança de 95%.

Fique EM DIA com notícias relacionadas à POLÍTICA.

Fachin arquiva pedido da defesa e liberdade de Lula não será julgada pelo STF

MDB, PT e PSDB receberão quase 37% do fundo eleitoral, informa TSE


Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados para escolha dos eleitores. A pesquisa ouviu 1.300 pessoas em 37 municípios do Espírito Santo entre os dias 23 e 26 de junho.

Outros nomes que devem entrar na disputa, Rose de Freitas (PODE) e André Moreira (PSOL) aparecem na pesquisa com 6,8% e 1,9%, respectivamente. Os índices dos dois candidatos fica abaixo dos 16,6% de eleitores que declararam que vão votar em branco ou anular o voto. Na Grande Vitória, esse percentual chega a 19%, enquanto no interior é de 14%. Outros 15% não sabem em quem votariam ou não opinaram.

Disputa aberta

A diretora-executiva da Enquet, Rita Abreu, explica que o empate dentro da margem de erro entre Hartung e Casagrande aponta para a indefinição do quadro eleitoral. “Mostra que a eleição está em aberto, principalmente por termos um alto índice de entrevistados que não apontam um candidato de forma espontânea”, disse.

Segunda simulação

Em um segundo cenário, sem Hartung na disputa e com a participação de Ricardo Ferraço (PSDB), Casagrande aparece com 38,8% das intenções de voto, seguido de Ferraço, com 12,8%. Rose de Freitas tem 10,2%, e André Moreira aparece com 2,5%. Brancos e nulos somam 20,1%, e 15,6% das pessoas ouvidas não sabem ou não opinaram.

A pesquisa também apontou empate num eventual segundo turno, com Casagrande tendo 39,6% das intenções de voto; e Hartung, 38,2%. Entre os pesquisados, 13,2% disseram que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto 9,1% afirmaram não saber em quem votar. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, a votação acontece no dia 28 de outubro.

Entrevistados

A pesquisa Enquet, contratada pela Rede Sim e divulgada em parceria com a Rede Capixaba de Comunicação, Band News e também pelo Jornal Metro, usou a metodologia quantitativa e ouviu moradores e eleitores do estado com idade igual ou superior a 16 anos.

Coleta de dados

Foram entrevistadas 1.300 pessoas entre os dias 23 e 26 de junho em 37 municípios, em pontos de fluxo domiciliar, contemplando todos os municípios, agrupados em sete regiões, respeitando-se a proporção populacional.

Registro

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-02563/2018.

 

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.