19Setembro2019

NOTÍCIAS GERAL Assembleia Legislativa do Espírito Santo moderniza estrutura de TI

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Assembleia Legislativa do Espírito Santo moderniza estrutura de TI

Projeto atende cerca de 400 servidores e 2 mil cidadãos diariamente

Assembleia-Legislativa-do-Esprito-Santo-moderniza-estrutura-de-TI

A Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprise, foi escolhida para fornecer soluções para modernização da infraestrutura de TI da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES).

Leia também  >>   Troca de comando na Polícia Militar de Linhares será na próxima quinta-feira

"A Assembleia passa por um processo de transformação digital que inclui convergência de todas as suas áreas. Estamos acompanhando as tendências mundiais e somos, no Brasil, pioneiros em muito do que fazemos. E é um orgulho muito grande para todos nós estarmos sintonizados com tudo de mais novo que surge no mercado mundial", afirma Erick Musso, Presidente da ALES.

O projeto incluiu a atualização da rede LAN e WLAN (rede local com e sem fio) da instituição, proporcionando melhor performance e garantindo, assim, maior produtividade no dia a dia da Casa legislativa. Além disso, usuários internos e visitantes têm acesso à internet e aos recursos de rede mais rápidos e seguros.

A ALES opera com um modelo de infraestrutura física mutável em que ocorrem reposicionamentos de salas e gabinetes ao longo do ano. "As soluções Aruba nos trazem um conforto para poder realizar essas mudanças e conectar novamente as estações de trabalho sem a necessidade de cabeamento estruturado e custos adicionais. A forma é bem simples, com conexão via access points", explica Dorimar Mandatto, Diretor de Tecnologia da Informação da ALES.

Leia também  >>   Ação de fiscalização em bares e restaurantes de Linhares

Inicialmente, o acesso era previsto somente para aos cerca de 400 servidores da Assembleia. Porém, a modernização passou a trazer vantagens também à comunidade, que passou a ter acesso gratuito à internet dentro das dependências da instituição por meio do projeto ALES CIDADÃO. "Após a implementação do novo modelo de auto acesso, pudemos perceber a capacidade e robustez das soluções Aruba. Além disso, tínhamos a percepção da grande necessidade de conexão do público externo, que entendemos também fazer parte desta Casa. Diante deste cenário, entendemos que a ampliação do sinal para áreas externas traria benefícios para nosso cidadão com acesso à internet de forma segura e simples", afirma Dorimar Mandatto.

Com o início do projeto em modelo de PoC (prova de conceito), foi percebido um aumento significativo para quase 2 mil usuários externos por dia. "Esse número de acesso à rede ALES CIDADÃO nos faz acreditar que estamos indo no melhor caminho, que é oferecer internet gratuita e com segurança da informação à população", continua Mandatto. "Uma curiosidade para nós da TI foi o crescimento de acessos no período noturno no entorno da Assembleia. Entendemos que apesar de não ser horário de trabalho, existe demanda de pessoas que precisam utilizar a internet a qualquer momento. Com isso, tivemos o posicionamento de ampliar nosso sinal e viabilizar o acesso para o cidadão se manter conectado"".

Leia também  >>   Casagrande participa da comemoração do aniversário de Vitória

A implementação teve início no primeiro trimestre de 2018, incluindo a utilização de switches Aruba 5900 e 2930M, que são fáceis de implantar e provisionar e contam com ferramentas avançadas de gestão, controladora de mobilidade wireless 7205, access points wireless Aruba IAP-325, que fornecem a melhor conectividade e experiência de usuário, além da plataforma de software de gerenciamento Aruba IMC Enterprise e o Aruba AirWave, que permite visibilidade granular para redes com fio e sem fio e é a única plataforma de gerenciamento desenvolvida para dispositivos e aplicativos móveis.

Com a conclusão da implementação, a Assembleia segue com serviço de suporte previsto em contrato, via chamado realizado diretamente com a Aruba.

"Estamos bem satisfeitos com a aquisição da solução Aruba e pretendemos ampliar essa parceria ao longo dos anos para subir toda a nossa infraestrutura para rede sem fio. Atualmente, também estamos avaliando a integração com uma solução de captive portal", conclui o Diretor de Tecnologia da Informação da ALES, Dorimar Mandatto.

Leia também  >>   Grave acidente na rodovia de acesso a Pontal: uma pessoa morreu e outra ficou ferida

A implementação foi realizada em parceria com a Microware, empresa especialista em projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação nas áreas de Serviços Profissionais, Datacenter, Conectividade, Workplace e Processos de Negócios.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.