17Julho2019

NOTÍCIAS GERAL Pais de alunos da educação especial em Linhares recebem orientações no "Encontro com pais conscientes"

farmacias-de-plantao

Pais de alunos da educação especial em Linhares recebem orientações no "Encontro com pais conscientes"

Nesse terceiro encontro, haverá uma festa cultural em homenagem ao Dia da Família

Pais-de-alunos-da-educao-especial-em-Linhares-recebem-orientaes-no-Encontro-com-pais-conscientes

Mais um "Encontro com pais conscientes", direcionado às famílias das crianças com deficiência, matriculadas nas escolas da Prefeitura de Linhares, aconteceu nesta segunda-feira (22), reunindo 150 pessoas no auditório da UAB. Teve palestra em saúde com uma neuropediatra, orientações de como procurar atendimentos com médico especialista na Secretaria de Saúde e sobre o treinamento esportivo que terá início na próxima semana.

Leia também  >>  MP do Cidadão contesta projeto que acaba com cotas raciais no ensino superior

"Estamos muito felizes com os familiares que vieram no primeiro encontro e agora voltaram, bem como os que vieram pela primeira vez conhecer esse trabalho que tem sido preparado com tanto carinho. Foram brilhantes em sua participação, fazendo questionamentos, observações e relatando experiências. É lamentável que o número seja bem reduzido, em vista do número de estudantes atendidos na rede municipal, cerca de 800 alunos. Os encontros têm sido muito produtivos, os pais e responsáveis têm vindo com o intuito de aprender mesmo, de interagir, pedir orientação e tirar dúvidas. Estamos muito felizes com essa participação", disse a responsável pela Educação Especial, Jaqueline Duque.

Na ocasião, Jaqueline explicou aos pais sobre o treinamento esportivo para alunos com deficiência que contemplará atividades como bocha adaptada, arremesso de peso, salto, dentre outros. Já a neuropediatra Letícia Prandi Barbarioli Grativvol, falou sobre as características de algumas deficiências, em especial o autismo e como fazer o diagnóstico. A diretora da Central de Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde, Marayza Bom, passou as orientações de como conseguir uma consulta com a neurologista, fonoaudiólogo, pediatra e psiquiatra, e em que situações devem procurar por esses especialistas.

Além disso, uma professora do Ceim Aristídes Pinto Caldeira falou da experiência exitosa de uma criança que chegou à escola com muitas limitações e hoje apresenta um processo evolutivo significativo. A Janaína Alves, mãe do Emanuel, participa desde o primeiro encontro. "Os encontros têm sido muito produtivos, a palestra da neuropediatra foi muito esclarecedora, porque conhecemos muitas coisas de forma superficial. Que essa iniciativa continue, pois muitas mães precisam ser atendidas por desconhecer o que está vivendo com os filhos", disse.

Leia também  >>  Espírito Santo sedia abertura nacional do Maio Amarelo 2019

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou da importância da participação da família nos encontros. "Fico muito feliz em saber que os pais têm participado dos encontros promovidos pela educação que tem feito um trabalho diferenciado com esse público, buscando sempre a evolução das crianças, contribuindo para que elas superem suas limitações. Agora, esse treinamento esportivo vem para fortalecer as ações que já são desenvolvidas no dia a dia da criança", destacou.

O próximo encontro será no dia 17 de maio, no pátio da UAB, e, desta vez, com uma festa cultural em homenagem ao Dia da Família, com a participação dos profissionais que atuam diretamente com os alunos, além dos pais e as crianças assistidas na rede de ensino.

O "Encontro com pais conscientes" é promovido pelo Centro de Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação é tem por objetivo orientar e estabelecer uma comunicação com os pais, proporcionando conhecimentos que venham auxiliar nos desafios diários da educação dos filhos.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.