24Abril2019

NOTÍCIAS GERAL Campanha incentiva arrecadação para o Fundo da Infância e Adolescência de Linhares

farmacias-de-plantao

Campanha incentiva arrecadação para o Fundo da Infância e Adolescência de Linhares

O repasse auxilia no fortalecimento de projetos sociais voltados para a comunidade

Campanha-incentiva-arrecadao-para-o-Fundo-da-Infncia-e-Adolescncia-de-Linhares

Com o objetivo de mobilizar a comunidade local para a destinação do Imposto de Renda em benefício de entidades que auxiliam crianças e adolescentes e idosos de Linhares, a secretaria municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) abraçaram uma campanha para estimular a arrecadação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDPI 2019.

Leia também  >>  Alunos aprendem valores e ética em visita ao Mosteiro Zan em Ibiraçu

O primeiro passo aconteceu durante uma reunião entre o secretário da pasta, Amantino Pereira Paiva, o presidente do CRCES, Roberto Schulze, o presidente da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes), Robson Melo, a conselheira do CRCES, Ana Rita Nico e a representante do Conselhor Regional de Economia (Corecon-ES), Melissa Modeneze, além da consultora da LS Nogueira, Gleidi Teixeira.

O FMDCA e o FMDPI possuem contas específicas onde são depositadas as contribuições. Assim, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal dos direitos da Pessoa Idosa – (CMDPI) repassa os recursos arrecadados para as instituições cadastradas, nos respectivos Conselhos, que investem na defesa e garantia dos direitos e na promoção social. A opção de destinar o imposto para o próprio município auxilia no fortalecimento de projetos sociais voltados para a comunidade e os benefícios refletem em toda a cidade.

De acordo com o Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente e pela Associação dos Contabilistas de Linhares (Ascol), em 2017, foram arrecadados R$ 35.928,04 e no ano passado, em 2018, o total arrecadado via IR foi de R$ 59.140,99.

Leia também  >>  Refin-Agropecuário 2019 facilita a regularização de dívidas de produtores rurais

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, destacou que os recursos do FMDCA só podem ser aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, na proteção contra a violência e o trabalho infantil, na orientação, no apoio sociofamiliar e em medidas socioeducativas.

"As doações possibilitam a qualificação da rede de atendimento e auxiliam no processo de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social", afirmou. O secretário completou: "Quanto mais pessoas e empresas dispuserem a sua arrecadação para o FMDCA, mais o aproveitamento do imposto será regionalizado. A opção é gratuita, além de ser um investimento em Linhares".

Como contribuir com o FMDCA?

• Pessoas jurídicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda Devido, excluído o adicional, sob a forma de contribuição ao Fundo, durante o ano–base ou até o último dia útil do ano-base.

• Pessoas físicas podem contribuir de duas formas: destinando até 6% do Imposto de Renda Devido durante o ano-base e declarar no ano subsequente; até 3% do Imposto de Renda Devido no ato da Declaração de Ajuste Anual referente ao ano-base, respeitado o limite máximo de 6%.

Leia também  >>  Governo diz que vai reduzir preço do gás de cozinha em 50%

Como fazer a destinação ou doação?

A pessoa física que quiser destinar até 6% poderá fazer depósito bancário identificado na conta do FIA em qualquer época do ano-base, até o último dia útil de dezembro.

Para destinar 3% do seu Imposto de Renda Devido, o contribuinte poderá fazê-lo no ato da Declaração Anual do Imposto de Renda.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.