24Abril2019

NOTÍCIAS GERAL Detran/ES mobiliza prefeituras para ações com foco na redução de acidentes

farmacias-de-plantao

Detran/ES mobiliza prefeituras para ações com foco na redução de acidentes

O Maio Amarelo será lançado nacionalmente no Espírito Santo, no dia 24 de abril

Detran-ES-mobiliza-prefeituras-para-aes-com-foco-na-reduo-de-acidentes

Com o objetivo de planejar conjuntamente as atividades do movimento internacional de redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta quinta-feira (21), uma reunião de trabalho, em Vitória, com prefeitos, secretários municipais e representantes das guardas de trânsito. O Maio Amarelo será lançado nacionalmente no Espírito Santo, no dia 24 de abril, às 15 horas, no Palácio Anchieta, também na Capital.

>>  Cuidados na hora da compra dos produtos de Páscoa

Além do governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento vai contar com autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o País, assim como de representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em preparação para a campanha, a reunião desta quinta-feira teve o objetivo de mobilizar os 78 municípios para que proponham e participem ativamente das atividades de conscientização para boas práticas no trânsito.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que coordenou a reunião, apresentou as principais iniciativas do Órgão, estatísticas sobre acidentes nas vias e rodovias capixabas e conclamou as prefeituras para se engajarem no Maio Amarelo.

“É fundamental que todos os municípios se envolvam, com ações nas escolas, faculdades, nas ruas, com ampla divulgação nos sites institucionais, com caminhadas, passeios ciclísticos, iluminação de pontos em amarelo, que é a cor do movimento. O Detran|ES está à disposição para receber propostas de atividades em conjunto. A pauta da redução de acidentes de trânsito, proposta pelo Maio Amarelo, é também uma prioridade definida pelo governador Renato Casagrande para as tarefas do Governo do Estado”, pontuou Givaldo Vieira.

Dentre os números apresentados pelo diretor geral do Detran|ES aos participantes, estão a redução de 18,3 % na quantidade de vítimas fatais de trânsito na comparação entre os anos de 2018 (744 mortes) e 2017 (911 mortes), segundo dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

>>  Desempenho da Agricultura alavanca crescimento do PIB capixaba

Propostas nos municípios

O prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho, sugeriu que a campanha publicitária do Maio Amarelo também seja feita por meio de mídia móvel, como no para-brisa traseiro de ônibus, por circular em diferentes locais e pontos distintos, além de destacar a Caminhada do Imigrante, que será realizada em 1º de maio, como opção para o Detran|ES participar com ações educativas.

Presente à reunião, o subsecretário de Transporte da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Siguimar Schwanz, lembrou que, a partir de uma edição do Maio Amarelo, escolas do campo da rede municipal desfilaram, no ano passado, com cores e cartazes do Movimento durante a 29ª Festa Pomerana do município. “Neste ano novamente manteremos a ala com foco na educação de trânsito no Desfile Histórico Pomerano”, afirmou Schwanz.

Participaram, ainda, os prefeitos de São Roque do Canaã, Rubens Casotti; de Iúna, Coronel Weliton Pereira; de Vila Valério, Robson Parteli; de Ibitirama, Reginaldo Simão de Souza; os vice-prefeitos de Baixo Guandu, Eloy Avelino e de Conceição da Barra, Jonias Dionísio; a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, além de subsecretários, coordenadores de Educação de Trânsito e guardas municipais de 22 municípios da Grande Vitória e do interior.

>>  Espírito Santo atinge 100% de regularidade com a União 

Maio Amarelo

Trata-se de um movimento internacional que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.