24Julho2019

NOTÍCIAS GERAL Cuidados na hora da compra dos produtos de Páscoa

farmacias-de-plantao

Cuidados na hora da compra dos produtos de Páscoa

Ipem-ES orienta os consumidores para as compras dos tradicionais ovos de Páscoa

Cuidados-na-hora-da-compra-dos-produtos-de-Pscoa

Faltando exatamente um mês para a Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) orienta os consumidores para as compras típicas desta época, como os tradicionais ovos de Páscoa, demais tipos de chocolates e produtos congelados, como peixes.

>>  Desempenho da Agricultura alavanca crescimento do PIB capixaba

O diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, esclarece que o papel do instituto é verificar se os produtos estão de acordo com as regras determinadas pelo Inmetro, garantindo a segurança nas relações de consumo. “Os produtos devem seguir algumas normas específicas em relação ao peso, volume e à segurança, por exemplo, para que não causem nenhum prejuízo ou acidente ao consumidor”, diz Rogerinho.

O consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido dos ovos de páscoa. A numeração dos ovos serve apenas como referência, já que cada fabricante pode adotar uma escala diferenciada de tamanho ou peso.

As embalagens dos chocolates também precisam informar a faixa etária de cada brinde ou, se for o caso, informar que não existe restrição de idade para uso do produto. Além disso, os consumidores precisam procurar o selo do Inmetro dentro da embalagem do brinquedo. O selo garante que o produto foi inspecionado e que não oferece riscos à segurança das crianças. Não há obrigatoriedade do selo na embalagem externa do chocolate, uma vez que o produto não recebe essa certificação, somente o brinde.

>>  Espírito Santo atinge 100% de regularidade com a União 

Outra dica importante é conferir se as informações do produto estão descritas em língua portuguesa.

Quem optar pela compra de pescados e produtos em conserva também deve estar atento. Em relação aos pescados, o peso deve corresponder somente ao peixe, descartando a cobertura de gelo e a embalagem. No caso dos produtos em conserva, a recomendação é verificar o peso drenado.

Consumidores que adquirem peixes em feiras e que desejam que o produto seja embalado com gelo para que fique protegido até chegar em casa, devem ficar atentos se o vendedor não pesará o produto depois de acrescentar o gelo.

Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma das balanças do estabelecimento, considerando o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

>>  Confiança do Consumidor registra 49 pontos em fevereiro

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade pode registrar denúncia junto ao Ipem-ES. Os canais de contato são:

– Telefone (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h): 08000 39 1112.

Clique para acessar o site na Internet.

– Carta ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória – ES. CEP: 29053-245.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.