23Novembro2017

NOTÍCIAS GERAL LINHARES 217 ANOS - O HISTÓRICO E O NOVO NA AGRICULTURA DE LINHARES
e-mailmarketing082015

farmacias-de-plantao

LINHARES 217 ANOS - O HISTÓRICO E O NOVO NA AGRICULTURA DE LINHARES

Duas das principais culturas da agricultura linharense, o cacau e o mamão estão recebendo investimentos em pesquisa do Governo do Estado

LINHARES-217-ANOS-O-HISTRICO-E-O-NOVO-NA-AGRICULTURA-DE-LINHARES

A centenária cultura do cacau e a jovem cultura do mamão em Linhares, duas das principais culturas da agricultura capixaba, estão recebendo investimentos em pesquisa por parte do Governo do Estado. Por meio do edital +Pesquisa AgroCapixaba, estão sendo investidos mais de R$ 10 milhões para buscar o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio capixaba.

A ação inédita é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), visando o aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca, além de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e agregar valor à produção. Ao todo, serão financiados 90 projetos de pesquisa, que já foram selecionados, voltados para essas áreas.

Desenvolvimento de frutos com melhor qualidade está entre a linha que está sendo pesquisada no mamão e cacau. "Este é o maior edital de pesquisa agropecuária da história do Espírito Santo, e o segundo maior do Brasil nos últimos dois anos, com um investimento de R$ 10,7 milhões", declarou o Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, que ainda ressaltou: “O nosso papel tem sido diminuir as fronteiras entre a pesquisa científica, a assistência técnica e o setor produtivo. Esses trabalhos dos nossos pesquisadores levarão mais conhecimento ao campo, contribuindo para um futuro ainda melhor para o setor agropecuário capixaba seja no mamão, cacau, café e todas as linhas de pesquisa”.

Especialmente sobre o mamão, o secretário da Agricultura destacou ser um setor de referência no Estado. No início deste ano, 15 exportadores capixabas participaram da maior feira de fruticultura do mundo, a Fruit Logistica, realizada em Berlim, na Alemanha. “Foram quase 3 mil produtores ao todo na feira, 82 países representados. O setor do mamão sem dúvida é um dos mais dinâmicos da nossa agricultura e está em crescimento, exportando e reforçando novos negócios tanto para a Europa quanto para o mercado asiático e os países árabes”, destacou Octaciano.

Já no setor do cacau, o secretário da Agricultura destacou que a amêndoa capixaba está dentre as melhores do mundo, inclusive participando da Copa do Mundo do Chocolate, o Terra Cacau, do produtor Emir de Macedo Gomes Filho, que será realizada no final de 2017 em Paris. “Ter um produtor indicado para participar do Salão do Chocolate é muito importante para o Estado, pois mostra que temos produto de qualidade e competitivo no mercado nacional e internacional. O evento aproxima o produtor do comprador e esse contato amplia os canais de comercialização. A produção de cacau atualmente está em mais de 30 municípios capixabas, sendo que cerca de 90% está na cidade de Linhares”.

Em 2015, a produção total de mamão no Estado foi de aproximadamente 350 mil toneladas de mamão em 5 mil hectares de área. Doze mil toneladas foram exportadas. Já no cacau, o Espírito Santo é o quarto maior produtor da fruta, sendo que a cacauicultura ocupa uma área aproximada de 23 mil hectares. A produção em 2016 foi de 5,5 mil toneladas da amêndoa. Linhares o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total.

CLIQUE E CONFIRA O CADERNO ESPECIAL DA

MAJESTOSA LINHARES 2017 ANOS

Redação Portal Linhares Em Dia

Esse conteúdo de qualidade é parte integrante do Caderno Especial Majestosa Linhares 217 anos.

majestosa_linahres_217anos_apoio


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal.

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter

portal-rodape2

NOTÍCIAS

SERVIÇOS