19Setembro2019

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Você sabe o que é carne vegetal? conheça e saiba como a proteína é preparada

Cada vez mais, os brasileiros, estão priorizando a alimentação saudável e o consumo consciente

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Com a ascensão do vegetarianismo e de simpatizantes da dieta, a carne vegetal, é a nova aposta de hamburguerias no País. Cada vez mais priorizando a alimentação saudável e o consumo consciente, os brasileiros estão aderindo à dietas veganas e vegetarianas e, também, escolhendo pelo menos um dia da semana para não ingerir ingredientes de origem animal ou diminuindo esse consumo.

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Com aroma, textura, tempero, sabor e aparência semelhante à carne animal, empresas estão apostando em produzir o hambúrguer vegetal, que também pode ser adquirido em mercados ou então ser feito em casa.

Mas, o não consumo de proteína animal ainda gera muitas dúvidas na população. Para esclarecer alguns questionamentos, a nutricionista Tassia Muller, explica mais detalhes sobre essa dieta.

O que são proteínas?

A proteína é um tipo de substância formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si com função na construção e reparação das células do nosso corpo. “Não há sequer um processo biológico do qual as proteínas não participem, isto porque, além de estarem envolvidas de forma ativa no conjunto de reações químicas, muitas células são compostas por proteínas”, explicou.

Fontes de proteínas vegetais

A proteína vegetal é encontrada em alimentos como grãos, soja, sementes, leite vegetal, entre outros. “Há uma infinidade de opções para quem quer diminuir o consumo de proteína de origem animal. As fontes de proteína vegetal mais comuns são leguminosas, como grão de bico, feijões, soja, ervilha, lentilha, quinoa e espelta, um tipo trigo vermelho, assim como nozes e castanhas e sementes como linhaça e chia”, aponta.

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A especialista também recomenda algumas substituições de alimentos e suplementação em alguns casos, para suprir a falta da proteína animal.

“Para manter a quantidade necessária de ferro, o ideal é consumir alimentos que contenham vitamina C, como exemplo. Já o cálcio, muito associado ao leite e derivados, pode também ser encontrado, em vegetais como brócolis e grão-de-bico. E a soja é um aliado para quem não consome carne, por suprir as necessidades proteicas”, informa a nutricionista. Sobre a vitamina B12, ela pode ser encontrada nos ovos e leite, por isso, alguns vegetarianos devem tomar suplementos da vitamina.

Os benefícios da soja

A carne de soja é rica em nutrientes, como minerais e vitaminas, principalmente as do complexo B. Além disso, ela é rica em proteínas e possui menos calorias do que a maioria das carnes vermelhas.

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Confira alguns dos principais benefícios do consumo da PTS:

. Auxilia a saúde dos músculos;

. Reduz os sintomas da menopausa;

. Ajuda a prevenir o câncer por ser antioxidante;

. Auxilia na perda de peso;

. Equilibra os níveis de colesterol no sangue, aumentando o "colesterol bom";

. Protege os ossos;

. Diminui a pressão arterial;

. Ajuda nos processos digestivos;

. Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Como consumir carne vegetal em casa?

Taissa revela que há um alimento simples que pode ser adquirido em armazéns e lojas de produtos naturais, o seitan, que é uma carne de glúten que entra na categoria de carne vegetal. Segundo a nutricionista, o alimento é derivado de uma proteína de trigo que surgiu na antiguidade, assim como o tofu - outra fonte de proteína muito utilizada por vegetarianos.

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“O seitan é o resultado de enxaguar e cozinhar uma massa de trigo, removendo seu amido, deixando uma substância densa, que se tornou uma saborosa alternativa à carne. Outra sugestão, são os hambúrgueres de soja fáceis de fazer em casa", finaliza a nutricionista da Policlínica Granato.

Como preparar a carne de soja

No mercado, a carne de soja está disponível em diversas formas: graúda (excelente para estrogonofes), em tiras, bifes ou laminada, que se assemelha à carne moída. Mesmo sendo fácil de preparar a carne de soja, existem dúvidas sobre a maneira correta.

Confira alguns segredos e dicas dos especialistas da OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva:

. Hidrate a carne de soja

Para isso, é necessário adicionar duas xícaras de chá de água para cada xícara de carne de soja e deixar de molho 15 minutos. Vale lembrar que o conteúdo dobrará de tamanho no final do processo.

. Utilize água quente

Há quem faça a hidratação utilizando apenas água em temperatura ambiente, mas é mais recomentado usa água quente e com um pouco de vinagre ou suco de meio limão. Isso ajuda na eliminação do gosto característico.

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. Escorra

Depois de 15 minutos, escorra a proteína de soja em uma peneira e esprema bem. Retire todo o resíduo de água com as mãos ou com o auxílio de um pano de prato bem limpo. É importante que o produto esteja bem sequinho, ou os temperos não serão absorvidos da forma correta.

. Tempere

Em seguida, adicione o tempero que preferir. Molhos de tomate ou shoyu ficam ótimos com a carne de soja. Ervas como coentro, manjericão, salsinha, louro e cominho também são boas opções. Outra dica é refogar a proteína com o alho e a cebola para agregar sabor ao alimento.

Redação Portal Linhares Em Dia

Com Folha Vitória


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