24Janeiro2019

gov.estado-SEJUS-mpPI.39613-122018


farmacias-de-plantao

Interior do Espírito Santo passa a receber, em definitivo, sinal da TV Ales

Interior-do-Esprito-Santo-passa-a-receber-em-definitivo-sinal-da-TV-Ales02

As sessões da Assembleia Legislativa poderão ser acompanhadas em quatro municípios.

Depois de um período de testes, a partir de segunda-feira (25) programação da TV Ales passa a ser transmitida em definitivo para o interior do Espírito Santo: Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus.

A expansão do sinal, restrito à Grande Vitória até há pouco tempo, é comemorada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e marca, com transparência e cidadania, o mês em que se celebram o Dia Mundial das Telecomunicações, instituído pela ONU em 17 de maio, e o Dia Mundial da Comunicação Social, celebrado pela Igreja Católica em data móvel.

A intenção é que a TV Ales continue o processo de ampliação de sinal, conforme explica o secretário de Comunicação da Casa, Marcelo Bózio. Segundo ele, nesse primeiro momento a programação será expandida para municípios onde há geradoras de TV licenciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A próxima cidade a ser contemplada será Colatina, assim que o lote de licitação for reaberto. “A partir dessas cidades geradoras, vamos ter a extensão do sinal para outros municípios”, afirma o secretário.

Transparência

Essa iniciativa é uma forma de dar mais transparência ao legislativo capixaba. “O trabalho da Assembleia é fazer com que o povo do interior também tenha acesso à TV, que é um dos instrumentos mais eficazes de transparência. Na TV a sociedade pode fiscalizar e acompanhar o trabalho do deputado. Com essa abertura conseguimos chegar à maior parte da população capixaba para que as pessoas criem interpretação própria do que acontece na Assembleia”, destaca Marcelo Bózio.

A população de Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus poderá acompanhar em canal aberto as sessões ordinárias da Ales, realizadas às segundas e terças-feiras das 15h às 18 horas e na quarta-feira das 09h às 12 horas. Em cada um desses três dias será transmitida ainda mais uma hora de atração após o encerramento das sessões plenárias, totalizando 12 horas semanais – quatro por dia (veja os detalhes abaixo).

Sinal digital

Em dezembro de 2013, houve o lançamento oficial do sinal aberto e digital da TV Ales, canal 19.2. O canal deixou de ser apenas pago (canal 12 da NET) e ganhou seu próprio espaço na TV aberta. A transmissão é resultado de uma parceria com a rede criada pela Câmara dos Deputados para integrar as emissoras legislativas do País. Nessa parceria, a Câmara foi responsável pelos transmissores e equipamentos. Além do canal digital, a TV Ales continua no canal 12 da NET. O objetivo é expandir o sinal para todo o Estado.

A contratação do serviço de transmissão que engloba o transporte, geração e distribuição do sinal da TV Ales para o interior do Estado foi realizado no dia 22 de abril, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

TV Ales – Canais e programação para o interior

Guarapari: TV Guarapari - Canal 9

Cachoeiro de Itapemirim: TV Sul - Canal 13

Linhares: TV Sim - Canal 16

São Mateus: TV Sim - Canal 16

Segunda e terça-feira

- das 15 às 18 horas: sessão plenária ordinária com transmissão ao vivo e cobertura feita pela equipe da Web e TV Ales. As notícias de relevância podem ser acompanhadas na íntegra no site www.al.es.gov.br;

- das 18 às 18h15: Inter Sessão – programa ao vivo com entrevistas que abordam os destaques das sessões, além de informações sobre os trabalhos nas comissões e frentes parlamentares e a agenda do Legislativo capixaba;

- das 18h15 às 18h45: Ação Parlamentar – programa de entrevista com deputados estaduais;

- das 18h45 às 19 horas: Programação diversa que inclui atrações voltadas para cidadania e utilidade pública.

Quarta-Feira

- das 9 às 12 horas: sessão plenária ordinária com transmissão ao vivo e cobertura feita pela equipe da Web e TV Ales. As notícias de relevância podem ser acompanhadas na íntegra no site www.al.es.gov.br;

- das 12 às 12h15: Inter Sessão – programa ao vivo, com entrevistas que abordam os destaques das sessões, além de informações sobre os trabalhos nas comissões e frentes parlamentares e a agenda do Legislativo capixaba;

- das 12h15 às 12h45: Ação Parlamentar – programa de entrevista com deputados estaduais;

- das 12h45 às 13 horas: programação diversa que inclui atrações voltadas para cidadania e utilidade pública.

Redação Portal Linhares Em Dia
Com informações da Web Ales


Fique EM DIA com notícias relacionadas

POLÍTICA

Polícia Ambiental faz vistoria na Câmara Municipal de Linhares após denuncia

Deputados entregam relatório a Sesa sobre audiência da saúde pública de Linhares