240 26/02/2020 às 13:00 - última atualização 27/02/2020 às 07:16

Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica começa a Quaresma

Redação Em Dia ES

“Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável.
Quarta feira de Cinzas a Igreja Católica começa a Quaresma
A Igreja Católica inicia nesta quarta dia (26), com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Neste tempo, os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas, o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Do mesmo modo, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável.
Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública o primeiro dia de Quaresma no qual eram salpicados com cinzas. Atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na testa com as cinzas obtidas ao queimar as palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.

Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, intitulada “A criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8, 19), o Papa Francisco fez um chamado à conversão, mediante o jejum, a oração e a esmola.

“Que a nossa Quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação, que ‘será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus’. Não deixemos que passe em vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais”, afirmou.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Alunos da rede pública começam a receber kit merenda em Linhares Alunos da rede pública começam a receber kit merenda em Linhares
  2. 2

    2 - Saiba quem pode e como deve ser usada a máscara de proteção contra o vírus Saiba quem pode e como deve ser usada a máscara de proteção contra o vírus
  3. 3

    3 - Papa Francisco concedeu bênção especial Urbi et Orbi; assista Papa Francisco concedeu bênção especial Urbi et Orbi; assista
  4. 4

    4 - Ceturb-ES trabalha com 100% da frota no horário de pico Ceturb-ES trabalha com 100% da frota no horário de pico
  5. 5

    5 - Contran adota medidas de prevenção ao novo coronavírus Contran adota medidas de prevenção ao novo coronavírus
  6. 6

    6 - Prodest desenvolve site sobre ferramenta que ajuda na recuperação de celulares Prodest desenvolve site sobre ferramenta que ajuda na recuperação de celulares

Enquete

Resultado

Você acha justo que, em uma situação de pandemia, o Governo Federal regulamente o imposto, previsto na constituição, sobre Grandes Fortunas?


  • Totalmente justo
  • Totalmente injusto
  • Não tenho opinião

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca