264 27/05/2022 às 14:50 - última atualização 27/05/2022 às 20:52

Varíola dos macacos: Sesa envia alerta a municípios

Redação Em Dia ES

A medida é preventiva, pois ainda não há casos confirmados no Brasil
Varíola dos macacos: Sesa envia alerta a municípios. Foto: Reprodução internet
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) adotou medidas e enviou recomendações aos municípios sobre o alerta em relação aos casos de varíola dos macacos.  A doença ainda não foi diagnosticada no Brasil, mas segundo especialistas, isto é questão de tempo. Vários países têm tomado medidas preventivas. O objetivo é impedir novas contaminações e conter o avanço da doença.

Segundo o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin, as recomendações são as seguintes: “a gente tem uma estrutura dentro da vigilância, uma unidade que fica alerta para qualquer evento inusitado e inesperado em Saúde. Uma equipe que trabalha 24 horas. Disparamos para todos os serviços públicos e privados, uma orientação sobre a doença, quais os sintomas e o que fazer quando estiver diante de um caso como este", explicou.

A doença é rara e, em geral, transmitida por via respiratória. Causada por um vírus, provoca sintomas como cansaço em excesso, dores musculares, além de feridas e bolhas na pele.

De acordo com especialistas,  diante de qualquer sinal de infecção a pessoa deve buscar ajuda médica para que seja tratada devidamente e impedindo, inclusive, a contaminação de outras pessoas.

Reblin afirma também que a população tem um papel muito importante para evitar a doença e deve ficar atenta às medidas de higiene como, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, e em ambiente fechados o uso de máscaras é recomendado.

"Nós sempre devemos nos preocupar no ponto de vista da saúde pública. O Brasil tem uma sala de monitoramento para a varíola dos macacos como foi para a covid. Está olhando para todos os pontos de entrada do país, que também estão alerta diante de qualquer suspeita", destacou.

Diferença entre varíola humana e a de macacos
A ciência afirma que o poder de letalidade da varíola dos macacos é bem menor que a varíola humana. Inclusive, explicam que ela se manifesta de maneira mais branda. Apesar de serem transmitidas de modo semelhante, o contágio entre humanos também é mais difícil.

Os sintomas das duas doenças são bastante parecidos. Incluem cansaço extremo, febre, dores de garganta e musculares. Outra característica que trazem é o surgimento das bolhas sobre a pele. No caso da varíola do macaco, gânglios linfáticos costumam inchar. Eles funcionam como filtros para substâncias nocivas à saúde e contém células do sistema imunológico que ajudam no combate a infecções.

Os sintomas da doença costumam aparecer entre de 5 e 21 dias após o contato com o vírus. Os principais são:
- Dor nas costas;
- Dor no corpo;
- Cansaço excessivo;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Feridas e bolhas na pele.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  3. 3

    3 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  4. 4

    4 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  5. 5

    5 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar
  6. 6

    6 - Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca