255 24/05/2022 às 20:26 - última atualização 27/05/2022 às 20:52

UPA Infantil de Linhares registra alta de 40% em internação de crianças

Redação Em Dia ES

No momento, 100% dos leitos pediátricos (internação e enfermaria) estão ocupados na UPA Infantil 24 horas em Linhares
UPA Infantil de Linhares registra alta de 40 em internação de crianças. Foto Secom PML
O município de Linhares, no norte do Espírito Santo, assim como grande parte do País, tem registrado, nas últimas semanas, uma elevação do número de casos de síndromes respiratórias, como influenza A e asma, entre crianças. Diante deste cenário, a busca pela assistência médica se intensificou e acendeu o alerta entre os profissionais da Unidade de Pronto-atendimento – UPA de Linhares.

O aumento nas internações dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças com idade entre 0 e 4 anos foi notado na última semana epidemiológica, quando o número de crianças internadas nessa faixa etária subiu de 50% para 90%, representando uma alta de 40%.

O levantamento é realizado pelo monitoramento de indicadores da UPA.

Considerando o atendimento de crianças com sintomas gripais menores de 10 anos, foram realizados 1335 atendimentos até o momento no mês de maio - sendo esta faixa etária a mais acometida -, e desse total, 971 foram em crianças de 0 a 4 anos, compreendendo 72% dos atendimentos em crianças nesta faixa etária.

A SRAG é caracterizada por desencadear infecções pulmonares, e mesmo o termo tendo se popularizado muito durante a pandemia, não deve ser exclusivamente associada à covid-19. Nesse sentido, diante da alta no número de crianças fora da faixa de vacinação contra a covid, a diretora da UPA 24 horas, Débora Moreira Tesch, alerta sobre a importância de buscar a vacinação contra a influenza para essas crianças com menos de seis anos.

"Mesmo nosso município tendo predominância do clima mais quente, atualmente temos tido períodos com chuvas e baixas temperaturas e essa alteração favorece o surgimento de sintomas gripais. Paralelo a isso, o Município aderiu à Campanha Nacional contra a Influenza, que está imunizando crianças com idade entre seis meses a menor de cinco anos. Portanto, para evitar mais casos de síndromes respiratórias, alertamos os pais e responsáveis para levar as crianças para receber a vacina contra a gripe e protegê-las de quadros respiratórios graves", orienta.

Atendimento
Em caso de sintomas gripais, a rede municipal disponibiliza atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, e em casos de necessidade os profissionais encaminham esses pacientes para a UPA, no bairro Shell.

Para os casos que necessitam de internamento ou observação por 24h, a UPA Infantil disponibiliza no total de 30 leitos pediátricos sendo 20 leitos de observação e 10 leitos de internação (incluindo um leito de isolamento e três de emergência). No momento, 100% dos leitos estão ocupados na UPA Infantil 24 horas.

Dicas para prevenir doenças respiratórias:
• Sempre deixar o ambiente ventilado;
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
• Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  3. 3

    3 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  4. 4

    4 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  5. 5

    5 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar
  6. 6

    6 - Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca