280 13/01/2020 às 09:00

Solidariedade: nove vidas foram salvas no ES com doações de órgãos feitas no início do ano

Redação Em Dia

A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é fundamental para salvar pacientes em situações de risco
Solidariedade: nove vidas foram salvas no ES com doações de órgãos feitas no início do ano. Foto: Divulgação
Pouco mais de uma semana, e a generosidade de nove famílias capixabas proporcionaram um recomeço para outras pessoas. Com a saúde debilitada, em muitos casos o transplante de órgãos é única forma para sobreviver.

Nos nove primeiros dias de 2020, um coração, dois fígados, duas córneas e quatro rins já foram transplantados. Os procedimentos cirúrgicos para a captação dos órgãos foram realizados no Hospital de Urgência e Emergência, em Vitória, e no Jayme Santos Neves, na Serra.

Dentre os receptores dos órgãos, quatro são capixabas. Eles receberam um novo coração, rins e fígado. Os outros órgãos foram encaminhados para pacientes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que estavam na fila de espera do transplante.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas é fundamental para alavancar o número de doações.

No Espírito Santo, a fila de doação de órgãos é grande. Mais de 900 pessoas precisam de um rim, quase 270 de córnea e sete pessoas precisam de um coração. A única condição imposta para o procedimento, é uma boa condição clínica do doador. 

Com: Folha Vitória
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão! Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão!
  2. 2

    2 - Smartphone é o novo vilão da coluna Smartphone é o novo vilão da coluna
  3. 3

    3 - Verão se aproxima e cuidados com a dengue devem ser redobrados Verão se aproxima e cuidados com a dengue devem ser redobrados
  4. 4

    4 - Espírito Santo segue com apenas dois casos de sarampo confirmados Espírito Santo segue com apenas dois casos de sarampo confirmados
  5. 5

    5 - Mitos e verdades sobre a depilação na gestação Mitos e verdades sobre a depilação na gestação
  6. 6

    6 - Especialista orienta sobre o uso correto do repelente nas crianças Especialista orienta sobre o uso correto do repelente nas crianças

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca