346 10/07/2020 às 19:26 - última atualização 10/07/2020 às 20:15

Sesa aponta estabilização da pandemia na Grande Vitória

Redação Em Dia ES

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, pede para que as medidas de isolamento social sejam mantidas até ocorrer declínio na curva epidemiológica
Sesa aponta estabilização da pandemia na Grande Vitória
A Secretaria de estado da Saúde (Sesa) anunciou uma estabilização no número de novos casos da Covid-19 na região da Grande Vitória. Esta é a primeira vez que o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirma um quadro inalterado na evolução da epidemia no Espírito Santo com possibilidade de queda.

"Reconhecemos uma fase de estabilidade na evolução de casos novos e  graves na Grande Vitória e que iniciamos uma tendência de início da fase  de recuperação, onde o número total de casos novos, pacientes novos e número total de óbitos pode ter uma queda sustentada. Essa fase de recuperação  precisa ser observada e confirmada. E para que ela ocorra, é necessário  manter grau de coesão e adesão às medidas de higiene, evitar contato  físico, aglomeração, usar as máscaras e isolamento de sintomáticos de  doenças respiratórias", disse Nésio Fernandes.

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Corpo de Bombeiros, o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e técnicos do instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) se basearam em um cálculo de mede a velocidade em que o vírus se dissemina na população. Os dados detectaram uma taxa de transmissão inferior na região da Grande Vitória em relação aos outros municípios do Estado.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que as ações tomadas pelo Governo do Espírito Santo e o comportamento da população contribuíram para essa estabilização e reforçou a necessidade de permanência dos protocolos.

"A permanência dessa coesão é importante porque provavelmente teremos outras ondas, aumentos de casos da doença no decorrer desse ano e talvez no ano que vem até que apareça uma vacina. Manter a coesão será fundamental para que a gente consiga superar a atual fase da doença", disse.

Matriz de Risco

O secretário afirmou que uma nova Matriz de Risco está sendo ajustada, reconhecendo a temporalidade e regionalidade das diversas fases da pandemia.

Rede Estadual de Saúde

Em coletiva para a imprensa, Nésio informou que não haverá modificação nas decisões tomadas de expansão de leitos no momento e falou da atuação do governo estadual.

"Desde o início da gestão, no governo Renato Casagrande, as estratégias de saúde focou na questão hospitalar e no reposicionamento da Atenção Básica com foco na saúde primária do Espírito Santo", afirmou.

 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Covid-19 já matou mais de 95 mil pessoas no Brasil Covid-19 já matou mais de 95 mil pessoas no Brasil
  2. 2

    2 - Covid-19 ES: total de infectados no estado chega a 87,2 mil Covid-19 ES: total de infectados no estado chega a 87,2 mil
  3. 3

    3 - Linhares registra mais 70 casos de Covid-19 em 24h Linhares registra mais 70 casos de Covid-19 em 24h
  4. 4

    4 - Covid-19: Brasil chega a 2,8 milhões de casos; 70,3% estão recuperados Covid-19: Brasil chega a 2,8 milhões de casos; 70,3% estão recuperados
  5. 5

    5 - Covid-19 ES: total de infectados chega a 86,2 mil Covid-19 ES: total de infectados chega a 86,2 mil
  6. 6

    6 - Linhares registra mais 80 casos de Covid-19 em 24h Linhares registra mais 80 casos de Covid-19 em 24h

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca