389 27/05/2022 às 09:00 - última atualização 27/05/2022 às 20:52

Médico esclarece e alerta sobre notícias falsas acerca do câncer

Redação Em Dia ES

Nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem são difundidas notícias falsas que vão de alimentos milagrosos a vacinas 
Médico esclarece e alerta sobre notícias falsas acerca do câncer. Foto: ©peterschreiber.media - stock.adobe.com
A propagação de notícias falsas é um problema que afeta não apenas celebridades ou a política brasileira. Quando o assunto é saúde, não são poucas as fake news que circulam sobre uma das doenças que mais mata no Brasil: o câncer.

Nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem são difundidos mitos acerca da doença, tratando desde supostas vacinas até alimentos milagrosos para cura de tumores malignos.

O médico radioterapeuta Persio Freitas, diretor clínico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), explica que acreditar nesse tipo de conteúdo pode trazer graves consequências para pacientes oncológicos, dificultando o tratamento e agravando o quadro de saúde.

"A propagação de notícias falsas sobre câncer é muito preocupante. Muitas vezes, uma má interpretação de fatos relacionados à doença ou a generalização de um caso isolado acaba disseminando crenças como se fossem verdades", afirma o especialista.

Para esclarecer notícias falsas que afetam o bem-estar das pessoas, o Ministério da Saúde possui um canal de comunicação com a população pelo WhatsApp (61) 99289-4640.

"Conversar com o médico é sempre o melhor caminho para sanar eventuais questionamentos. Jamais repasse informação sobre saúde sem ter certeza da sua veracidade", afirma Persio Freitas.

Confira a partir de agora 5 mitos sobre câncer:

1 - Todo tumor é câncer.
Nem sempre. Tumor é a concentração de um volume de células numa determinada parte do corpo. Ele pode ser benigno, como os casos de lipomas e miomas; ou maligno, que é o indicativo de câncer.

2 - Cigarro causa apenas câncer de pulmão.
Fumar é o principal fator de risco não apenas para tumores de pulmão, mas para cânceres de laringe, faringe, cavidade oral, esôfago, bexiga, pâncreas, útero, rim, intestino e estômago, além de algumas formas de leucemia.

3 - Fumar narguilé ou cigarro eletrônico não aumenta risco de câncer.
Independentemente de ser narguilé ou cigarro eletrônico, os dois têm substâncias maléficas. A fumaça que a pessoa inala quente machuca todo o trato respiratório. Eles influenciam, sim, no câncer também.

4 - Omeprazol causa câncer de estômago.
O Omeprazol não causa câncer de estômago. Ele é um protetor gástrico.

5 - Gengibre, linhaça e água de coco quente são alimentos que "curam" o câncer.
Esses alimentos não curam o câncer. Eles podem melhorar a imunidade. O ideal é manter uma alimentação saudável para seguir com o tratamento.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  3. 3

    3 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  4. 4

    4 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  5. 5

    5 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar
  6. 6

    6 - Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca