315 01/01/2020 às 14:30 - última atualização 01/01/2020 às 20:59

Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão!

Redação Em Dia

A insolação pode ocorrer por conta de muito tempo de exposição ao sol, prática de atividades físicas durante a exposição ou estar em um local quente com pouca ventilação
Insolação veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão. Foto: Divulgação
Com o verão, e as altas temperaturas, a população costuma ir com mais frequência as praias e piscinas para se refrescar e até mesmo buscar a famosa marquinha de verão, principalmente as mulheres.

Mas como muitos já sabem, ficar muito tempo exposto ao sol, pode desencadear uma insolação.

Segundo o dermatologista Elimar Gomes, coordenador do Dezembro Laranja, Campanha do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição é caracterizada pelo aumento extremo da temperatura corporal: “se passa dos 40°C sem ter febre, é um quadro de insolação”, explica.

A insolação pode ocorrer por conta de muito tempo de exposição ao sol, prática de atividades físicas durante a exposição ou estar em um local quente com pouca ventilação. “Normalmente, essas situações estão combinadas à falta de hidratação”, afirma.

Quais os sintomas mais comuns
Os sintomas são dor de cabeça, náuseas, pele quente, sensação de frio, pulso acelerado, difícil respiração, tontura e distúrbio visual. “A pessoa pode até morrer, em último caso, se a temperatura continuar subindo, ela fica com dificuldade para respirar, pálida, pode desmaiar, ter uma convulsão e entrar em coma”, explica o dermatologista.

O que fazer 
A primeira coisa a se fazer diante dos sintomas é sair do sol e ir para um ambiente fresco. O médico recomenda beber bastante líquido e resfriar o corpo aos poucos com compressas frias e borrifadores. “Depois pode tomar banho gelado, ou se a ducha da praia não for tão gelada, pode entrar direto nela também”, afirma.

Caso a pessoa já esteja com sensação de desmaio, tontura ou respiração acelerada, Gomes recomenda procurar ajuda médica.

O médico reforça que a insolação, como a queimadura solar, pode ser evitada. Ele recomenda a utilização de roupas leves, evitar exposição solar das 9h às 15h, tomar bastante líquido e evitar situações de desidratação. “Nessa época as pessoas consomem muita bebida alcoólica, que desidrata, tem sempre estar bebendo água junto. Recomendo de três a quatro copos de água a cada lata de cerveja, lembrando que destilados possuem uma concentração maior de álcool, então precisa de mais água ainda”, explica.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Nutricionista alerta para cuidados com a mistura de calor e bebida alcoólica durante o ... Nutricionista alerta para cuidados com a mistura de calor e bebida alcoólica durante o ...
  2. 2

    2 - Inscrições para residência multiprofissional em saúde coletiva começam nesta terça-feira ... Inscrições para residência multiprofissional em saúde coletiva começam nesta terça-feira ...
  3. 3

    3 - Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão! Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão!
  4. 4

    4 - Smartphone é o novo vilão da coluna Smartphone é o novo vilão da coluna
  5. 5

    5 - Verão se aproxima e cuidados com a dengue devem ser redobrados Verão se aproxima e cuidados com a dengue devem ser redobrados
  6. 6

    6 - Espírito Santo segue com apenas dois casos de sarampo confirmados Espírito Santo segue com apenas dois casos de sarampo confirmados

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca