Nas redes sociais o governador Renato Casagrande comemorou a marca
O Espírito Santo não registrou nenhuma morte por Covid-19 nesta quinta-feira (2). Os óbitos divulgados pelo portal de transparência da pandemia nesta data são de pessoas que havia falecido dias atrás e os casos estavam sob investigação.
Em sua página na rede social Twitter o governador Renato Casagrande comemorou o resultado, que segundo ele, é fruto do avanço da vacinação. “Esta marca alcançada reforça a importância da vacinação e de mantermos todos os cuidados para vencermos definitivamente a pandemia”, disse. Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 é de 41,92%.
Embora o Espírito Santo não tenha registrado mortes nas últimas 24 horas, a média móvel diária ainda é de 4,50 nesta quinta-feira (2). Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 14 dias. Como o cálculo da média móvel considera um período maior do que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.
O Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que novembro foi o mês com o menor número de mortes desde o início da pandemia. Foram registrados apenas 6 óbitos. Até então, o mês com o menor número de mortes foi abril de 2020 com 116 vítimas do coronavírus.
Com o avanço da vacinação, as mortes começaram a cair. Atualmente, o estado tem 63,5% da população total com esquema vacinal completo. Pelo menos 78,75% da população capixaba já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante contra a covid-19.