Na fase da Transferência Interna, os alunos da Rede terão preferência sobre o novato
O processo de Rematrícula e Transferência Interna da Rede Estadual conta com algumas mudanças na Chamada Pública para o ano letivo de 2021. A Rematrícula poderá ser feita pela escola, por meio do perfil da unidade no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), após sondagem do aluno e/ou responsável. Já a Transferência Interna deverá ser feita, exclusivamente, pelo aluno e/ou responsável no Seges.
Outra novidade é que só será possível a ‘Transferência Interna’ de alunos que irão cursar a modalidade de ensino que a escola onde o aluno está matriculado não oferece, por exemplo: o estudante terminou o Fundamental I (1º ao 5º ano) e a escola onde está matriculado, não oferece o Fundamental II (6º ao 9º ano). Nesse caso, o estudante/responsável deve procurar uma unidade escolar que oferte o Fundamental II.
Além disso, na fase da Transferência Interna, os alunos da Rede terão preferência sobre o novato. Ou seja, na disputa por uma vaga, a preferência é de quem já está matriculado em umas das escolas estaduais. É uma forma de priorizar quem mora, de fato, perto da unidade onde vai estudar.