408 08/07/2020 às 19:57 - última atualização 08/07/2020 às 20:31

Marcos Garcia propõe doação de computadores e celular para alunos da rede estadual

Redação Em Dia ES

O objetivo do deputado é reduzir os riscos de evasão escolar e contribuir com a melhoria da qualidade do aprendizado
Marcos Garcia propõe doação de computadores e celular para alunos da rede estadual. Foto Divulgação
Para ampliar o acesso às plataformas digitais de educação entre os alunos da rede pública estadual, o deputado Marcos Garcia apresentou dois projetos de lei à Assembleia Legislativa. O objetivo do deputado é reduzir os riscos de evasão escolar e contribuir com a melhoria da qualidade do aprendizado a partir da doação de computadores, celulares e tablets. 

De acordo com o deputado, a situação de muitos alunos que não possuem computadores ou celulares, o sensibilizou. “Por mais que as aulas sejam transmitidas por um canal de televisão, as atividades estão todas na plataforma digital. Se o aluno não tem um computador ou um celular com acesso à internet, ele não consegue fazer os exercícios”. 

Propostas
No projeto de lei nº 388/2020, Marcos Garcia prevê a doação de celulares, tablets, computadores e notebooks apreendidos pelas Polícias Civil e Militar do Estado aos alunos da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade. “Muitas vezes esses equipamentos, quando não são resgatados por seus proprietários, são queimados ou vão a leilão. Nosso objetivo é dar uma destinação adequada para eles”, argumenta Marcos Garcia.

Já no projeto de lei nº 387/2020, Marcos Garcia propõe uma campanha estadual de incentivo à doação de celulares, notebooks e tablets a alunos da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade. “Estamos vivendo o que especialistas estão chamando de apagão na educação brasileira. A pandemia evidenciou a situação de desigualdade social e digital das famílias. Mas nós temos como contribuir para mudar essa situação”, afirma o deputado.

No Estado, a estimativa é de que 30% dos alunos da rede estadual não tenham acesso às aulas à distância, e 36 mil alunos não fizeram nenhuma atividade digital. “Há um esforço dos professores e dos alunos, é importante reconhecer isso. Mas sem acesso à ferramenta básica é praticamente impossível avançar e o risco desses alunos abandonarem os estudos é enorme. Precisamos cuidar do futuro dos nossos jovens”, finaliza o parlamentar.
 
 
 

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