As aulas do Pré-Enem 2021 serão on-line, síncronas - que acontecem em tempo real -, e por meio de videoaulas gravadas com lives
O Pré-Enem 2021 vai contar com a ampliação de mil vagas em relação ao ano anterior. Serão ofertadas três mil vagas para os alunos da Rede Estadual, incluindo os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ano passado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
Casagrande afirmou durante o anúncio que as aulas serão de forma híbrida, assim como estão ocorrendo as aulas regulares Rede Estadual: o aluno poderá optar em assistir às aulas nas escolas ou em casa, caso tenha estrutura adequada para tal. Além disso, 30% das vagas serão destinadas às cotas PPI (para pretos, pardos e indígenas), 10% para pessoas com deficiência e 10% para quem já concluiu o Ensino Médio.
O secretário da Educação informou que o edital do programa será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (19) e que a partir das 10h da manhã as inscrições serão abertas no site da Sedu.
“Essas medidas são importantes, pois fortalecem o trabalho dos professores. Os alunos receberão ainda um equipamento que facilitará o aprendizado. Também disponibilizamos três mil vagas no Pré-Enem para que possamos recuperar esse ano de 2020, que ficou prejudicado por conta da pandemia”, afirmou Casagrande.
Ainda segundo o secretário, as aulas do Pré-Enem 2021 serão on-line, síncronas – que acontecem em tempo real -, e por meio de videoaulas gravadas com lives. Os estudantes terão a opção de assistir às aulas on-line nas escolas-polo, para quem não tem acesso à internet.
O secretário da Educação explicou que essas novas medidas dão continuidade à resposta do Estado aos desafios impostos pela pandemia na área. “Este ano, o contexto muda, embora a pandemia permaneça e não seja mais uma coisa totalmente desconhecida. Nós planejamos o ano letivo de 2021 com o objetivo de avançar com o Programa EscoLAR e, claro, a questão tecnológica é um objetivo central para permitir que as pessoas tenham acesso à tecnologia, seja com aparelho, seja com internet. Por isso, trabalhamos para entregar esses equipamentos e recursos para professores, pedagogos e diretores”, explicou.