473 27/09/2020 às 07:30 - última atualização 27/09/2020 às 08:09

Coluna | Como as redes sociais podem ajudar na preparação para o Enem?

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna | Como as redes sociais podem ajudar na preparação para o Enem?. Foto: Divulgação
Que as redes sociais têm os seus malefícios todo mundo sabe. Passar horas deslizando a tela do celular no Instagram ou Twitter, por exemplo, não é recomendado. Entretanto, as redes podem ser úteis nos estudos, caso saiba como usar da maneira correta.

Nos últimos anos, novos tipos de influenciadores surgiram: os de educação. São, em sua maioria, jovens que, ao longo da sua própria preparação para o vestibular, começaram a criar conteúdo para tanto poderem revisar as matérias, como também para ajudar os outros vestibulandos.

Hoje, muitas são as opções de perfis para seguir, que oferecem conteúdo de qualidade e informativo, com o intuito genuíno de ajudar os estudantes.

Usar as redes como fonte de estudos demanda algumas estratégias. Isso porque é necessário filtrar o conteúdo para não haver distrações. Criar uma conta separada só para os estudos é uma boa, uma vez que é provável que ao abrir seu feed pessoal está cheio de fotos de amigos, familiares e outros meios de entretenimento que podem tirar o seu foco dos estudos. Um novo perfil possibilita filtrar as páginas e hashtags (#) que deseja acompanhar sem precisar ficar pulando aquilo que não é necessário no momento e perdendo tempo de estudo.

Como já falei aqui na coluna em outra oportunidade, ter um cronograma de estudos, onde é separado um tempo para estudar cada uma das disciplinas que o Enem cobra é peça chave para a sua aprovação. Com isso, geralmente dedicamos mais tempo para aquelas matérias que nos trazem mais dificuldade, e um tempo menor para as que já somos craques e só precisamos dar aquela revisada.

Estudando pelas redes necessita a mesma organização. No Instagram, você pode salvar uma publicação que acha interessante para poder ver depois. É só clicar no marcador que fica do lado direito da publicação. Depois, você vai nas opções do seu perfil, entre na opção 'Salvos' e pode criar coleções para dividir os conteúdos de cada disciplina, além de outras opções. Por exemplo: Matemática, Biologia, História, Dicas de Redação etc.

Se você separar por coleções, pode te ajudar a otimizar o tempo, já que o conteúdo estará todo separado e organizado para você estudar. Assim, você não precisa ficar procurando a postagem por minutos.

Perfis para você seguir no Instagram













Clique aqui e acompanhe os outros artigos da coluna, onde já falei sobre redação, cronograma de estudos, matérias para priorizar e muito mais!

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para que não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Ensino remoto pode continuar até o fim de 2021, diz conselho de educação Ensino remoto pode continuar até o fim de 2021, diz conselho de educação
  2. 2

    2 - Enem 2020: Inep adia prazo para cadastro da foto de inscrição após problemas em site Enem 2020: Inep adia prazo para cadastro da foto de inscrição após problemas em site
  3. 3

    3 - Seis dicas para estudar idiomas durante a quarentena Seis dicas para estudar idiomas durante a quarentena
  4. 4

    4 - Marcos Garcia propõe doação de computadores e celular para alunos da rede estadual Marcos Garcia propõe doação de computadores e celular para alunos da rede estadual
  5. 5

    5 - Superintendência de São Mateus lança concurso ‘Escolas: janelas abertas, novos saberes’ Superintendência de São Mateus lança concurso ‘Escolas: janelas abertas, novos saberes’
  6. 6

    6 - IPAJM abre inscrições para contratação de profissionais em regime de Designação Temporária IPAJM abre inscrições para contratação de profissionais em regime de Designação Temporária
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca