478 08/02/2021 às 13:50 - última atualização 09/02/2021 às 11:51

Aulas da rede municipal de Linhares retornaram nesta segunda-feira

Redação Em Dia ES

Aulas presenciais haviam sido interrompidas há quase 11 meses devido à pandemia da Covid-19
Aulas da rede municipal de Linhares retornaram nesta segunda-feira. oto: Reprodução / PML / Secom / Felipe Tozatto
As escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, da rede municipal de ensino de Linhares, reabriram as portas para receber os estudantes nesta segunda-feira (8/2) depois de quase 11 meses, quando as aulas foram interrompidas devido à pandemia da Covid-19.

A aluna Ketellyn dos Santos Helmer, do 4º ano da Emef Antônio Fernandes de Almeida, no Interlagos, disse que nem mesmo a chuva desanimou dela ir à escola. “Quando levantei já fiquei muito feliz em saber que ia ver meus coleguinhas e as professoras. Estava com muitas saudades e cansada de ficar em casa. Mesmo eu ficando mais longe das pessoas, porque minha mãe me falou o que tenho que fazer pra me proteger, ela me passou o que a tia da escola explicou pra ela, eu estou muito feliz”, disse a aluna de 9 anos.

As escolas seguirão rigorosamente o Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC), elaborado conforme Portaria Conjunta Sedu/Sesa 01-R, de 8 de agosto de 2020. O Plano prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Ao chegar à escola, é feita a medição da temperatura de todos, tendo como limite 37º, e o uso de álcool para higienização das mãos.

Quem também mostrou estar muito feliz com o retorno das aulas é a professora de 5º ano, Carlinda G. S. Câmara. “Estava muito ansiosa para retornar que nem consegui dormir direito, porque o aluno vê o professor como alguém tão importante na vida dele. Eu confio nessa segurança que a escola está conduzindo desde o inicio com os alunos. Nas férias trabalhamos a conscientização, sempre estivemos em contato com os pais, fizemos várias reuniões para que estejam atentos a tudo que acontece na escola. Realmente esse é um momento de alegria, os pais e alunos estavam ansiosos também, e é uma vitória pra nós a confiança das famílias na escola”, pontuou a professora.

A pedagoga Ariele Alves disse que esse retorno é resultado da preparação que o município vem realizando desde o ano passado. “Desde a semana passada estamos recebendo os pais para falar desse retorno que aconteceu de forma bem tranquila. Nós, profissionais da educação, tivemos muitas formações com as secretarias de Saúde e de Educação e seguiremos todos os protocolos”, explicou a pedagoga da Emef Antônio Fernandes de Almeida.

O Município acompanhará o processo de adaptação entre profissionais de educação, alunos e pais durante todo o mês de fevereiro, além do monitoramento das equipes da secretaria municipal de Saúde. Também será distribuída aos pais e responsáveis uma cartilha com todas as orientações e protocolos que serão adotados nas escolas.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, tem percorrido as escolas nesse primeiro dia letivo para acompanhar como tem sido o retorno às aulas. Os profissionais deixaram as escolas bem coloridas para acolher os alunos nessa nova etapa que se inicia.  

“Estou muito feliz em saber que todo o planejamento que iniciamos em novembro vem sendo executado com tanto comprometimento e dedicação por parte dos profissionais. Impossível não se emocionar com a alegria das crianças quando chegam, quando encontram os professores. Houve muito engajamento de todos das escolas para que esse fosse um dia abençoado”, frisou a secretária, informando que as aulas para as crianças de 1 a 3 anos terá início no dia 1º de março.

Itens entregues às escolas
Para iniciar o ano letivo, foram entregues às escolas: sabonete líquido, álcool 70 gel, álcool 70 líquido, termômetro, fita zebrada, fita demarcação, papel toalha, dispenser pedal, dispenser papel toalha, dispenser sabonete líquido, máscaras, água sanitária e protetor facial. Também foram adquiridos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as serventes que atuam nas unidades de ensino como uniforme, máscaras, luvas, botas e protetor facial.

Cartilha de volta às aulas
Com o objetivo de orientar profissionais que atuam nas escolas públicas municipais sobre um retorno seguro às aulas presenciais, as secretarias municipais de Saúde e Educação, elaboraram uma cartilha de protocolos com informações básicas para que essa retomada ocorra da melhor forma possível.

O material está sendo entregue aos pais e responsáveis e também é direcionado aos diretores de escolas, professores, coordenadores pedagógicos, serviços gerais, merendeiras, nutricionistas e demais servidores administrativos da Educação.



A coordenadora de ensino infantil da secretaria municipal de Educação, Marcela Rui Santana, participou da elaboração do material e destaca que as escolas devem adotar algumas medidas estruturais. “As escolas devem disponibilizar álcool em gel em diversos locais, como nos banheiros, entrada e saída da escola. É preciso também evitar o uso de ar-condicionado e evitar aglomerações na entrada e saída dos alunos, além do isolamento das áreas recreativas”, explica.

O material traz ainda orientações sobre medidas coletivas que devem ser tomadas para evitar o contágio, como a organização das equipes para trabalhar de forma escalonada e com medidas de distanciamento social, o afastamento de alunos e considerar o trabalho remoto de servidores e colaboradores que estão em grupos de risco.

Medidas relativas ao transporte escolar estão presentes na cartilha, tais como a ventilação do veículo e a higienização de bancos e cadeiras, assim como os cuidados casa-escola-casa, como a higienização prévia dos materiais vindos de casa e a medição de temperatura e a higienização das mãos sempre que entrar nos veículos.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, pontuou que a a entrega da cartilha às famílias e colaboradores tem o intuito de orientar a todos sobre os protocolos de retorno às atividades presenciais, e é imprescindível que todas as orientações e procedimentos contidos na cartilha sejam rigorosamente seguidos por todos que fazem parte da comunidade escolar.

“Se alguma informação, no decorrer dos próximos meses, precisar ser revista neste documento a partir das novas orientações do governo e dos órgãos de saúde, nós assim o faremos e informaremos a todos, afinal neste tempo de incertezas, sabemos apenas que em algum momento tudo vai passar e continuaremos firmes e fortes, sempre nos ajudando e nos apoiando para superarmos juntos estas adversidades”, destaca.

Acesse a cartilha completa CLICANDO AQUI
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
  2. 2

    2 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  3. 3

    3 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  4. 4

    4 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  5. 5

    5 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  6. 6

    6 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca