443 01/03/2021 às 19:04 - última atualização 02/03/2021 às 13:50

Vendas de veículos têm pior fevereiro em 3 anos; falta de peças atrapalha produção

Redação Em Dia ES

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, 338,6 mil veículos foram vendidos no Brasil
Vendas de veículos têm pior fevereiro em 3 anos; falta de peças atrapalha produção. Foto Reprodução Infomoney
As vendas de veículos novos continuaram perdendo ritmo no mês passado, com queda de 16,7% em relação a fevereiro de 2020, último mês em que o mercado funcionou sem as restrições da pandemia.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 167,4 mil unidades foram comercializadas no País, o pior fevereiro desde 2018, quando foram emplacados 156,9 mil veículos no segundo mês do ano.

Na comparação com janeiro, as vendas caíram 2,2%, confirmando o esfriamento do mercado após a arrancada, com a flexibilização das quarentenas, que levou os volumes mensais para acima de 200 mil veículos nos meses de setembro a dezembro. Em meses consecutivos, o resultado de fevereiro foi o menor desde junho.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, 338,6 mil veículos foram vendidos no Brasil, 14,2% abaixo do primeiro bimestre de 2020, conforme balanço preliminar, sujeito a leves ajustes em relação aos números finais a serem divulgados na terça-feira, 2, pela Fenabrave, associação das concessionárias, e na sexta-feira de manhã pela Anfavea, a entidade das montadoras.

A falta de peças continua comprometendo a produção das montadoras, o que, consequentemente, restringe a oferta de carros disponíveis nas revendas.

As dificuldades de abastecimento, que já envolviam insumos como aço, peças plásticas e pneus, foram agravadas pela escassez global de componentes eletrônicos, levando a mais atrasos de produção e até mesmo paradas completas de linhas.

Estadão Conteúdo
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda
  2. 2

    2 - Cade investiga tabelamento de preço de combustíveis Cade investiga tabelamento de preço de combustíveis
  3. 3

    3 - Novo auxílio deve ter quatro parcelas de R$ 250 Novo auxílio deve ter quatro parcelas de R$ 250
  4. 4

    4 - Alta da inflação liga sinal de alerta Alta da inflação liga sinal de alerta
  5. 5

    5 - Frechiani | Previsão do Tempo: 2021 Frechiani | Previsão do Tempo: 2021
  6. 6

    6 - Pesquisa de impactos da pandemia aponta que 86% dos empreendimentos já estão abertos no ES Pesquisa de impactos da pandemia aponta que 86% dos empreendimentos já estão abertos no ES
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca