409 05/01/2020 às 09:30

Mais de 400 famílias capixabas beneficiadas com a regularização de terras devolutas

Redação Em Dia

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a regularização fundiária é um projeto prioritário da gestão
Mais de 400 famílias capixabas beneficiadas com a regularização de terras devolutas
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou 423 títulos de legitimação de terras devolutas a produtores de 42 municípios durante todo o ano de 2019. O número é maior do que os 400 títulos da meta estabelecida pelo Programa Agricultura e Meio Ambiente do Governo do Estado.

Os municípios contemplados com maior número de títulos nesse ano foram Mantenópolis (49), Barra de São Francisco (44), Vila Pavão (37), Nova Venécia (35) e São Mateus (28). Juntos, os cinco municípios responderam por 45,63% do total de emitidos, o que demonstra a concentração dessas terras, sobretudo na região noroeste do Estado. Nos últimos sete anos, 2.461 títulos foram entregues pelo Idaf em todo o Estado.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a regularização fundiária é um projeto prioritário da gestão. “Além de propiciar segurança jurídica sobre o domínio imóvel, esse processo é fundamental para integrar o agricultor às políticas públicas. Com o documento em mãos, os produtores podem registrá-lo junto ao cartório de registro de imóveis do município, garantindo assim a posse integral da propriedade”, disse Louzada.

Segundo Luis Antônio Galvão, da Subgerência Fundiária do Idaf, apesar da necessidade de ajustes e contenção de gastos por parte do Estado, o serviço teve êxito com o apoio da diretoria, das unidades descentralizadas do Idaf e da Comissão Especial Permanente de Discriminatória (CEPD). “Para 2020, esperamos atingir números ainda mais expressivos, contemplando famílias que necessitam da regularidade de seus imóveis”, adiantou Galvão.

A regularização fundiária dos imóveis devolutos no Espírito Santo é uma política social de Estado e está incluída nos projetos especiais da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). No Idaf, compõe os projetos prioritários, juntamente com o Crédito Fundiário e a Agroindústria de Pequeno Porte.

“Parabenizo o trabalho desenvolvido pelo Idaf na promoção das ações voltadas para a melhoria da qualidade da vida da população rural. Essa integração entre as instituições com projetos voltados para a política social reforça o nosso papel de promover o desenvolvimento para a agricultura capixaba”, disse o secretário de Agricultura, Paulo Foletto.

Legitimação de terras

A legitimação das terras devolutas é uma das formas de promover a ascensão social de seus ocupantes, uma vez que propicia condições ao posseiro para acessar investimentos (financiamento), obter segurança jurídica, adquirir o direito de propriedade, entre outros benefícios.

Ainda segundo Galvão, os imóveis devolutos são, em sua maioria, ocupados por posseiros familiares desprovidos de recursos para investimentos em tecnologias de produção. “Como a posse não pode ser oferecida como garantia, essas pessoas não conseguem acesso a linhas de créditos junto aos agentes financeiros e assim não conseguem investir”, explicou.

Terras devolutas

Terras devolutas são terras públicas ainda não destinadas pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, mesmo que estejam irregularmente sob sua posse.

O termo "devoluta" relaciona-se ao conceito de terra devolvida ou a ser devolvida ao Estado. No caso do Espírito Santo, não há terra devoluta desocupada. O trabalho do Idaf consiste em mapear sua localização, identificar e regularizar o posseiro.

O Estado do Espírito Santo possui, atualmente, cerca de 95% de suas terras já tituladas. Os outros 5%, ainda devolutos, encontram-se em sua maior parte concentrados no Norte e Noroeste capixaba.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba
  2. 2

    2 - Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural
  3. 3

    3 - Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares
  4. 4

    4 - Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04 Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04
  5. 5

    5 - Cadela da PRF morre de parada cardíaca por causa de fogos após vitória do Flamengo Cadela da PRF morre de parada cardíaca por causa de fogos após vitória do Flamengo
  6. 6

    6 - Café conilon do Espírito Santo é bicampeão nacional Café conilon do Espírito Santo é bicampeão nacional

Enquete

Resultado

Você acha que entende de economia?


  • Sim. Eu entendo
  • Um pouco. Preciso melhorar mais
  • Não. Deixo para quem sabe
  • Totalmente leigo

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca