527 28/01/2021 às 19:59 - última atualização 29/01/2021 às 10:13

Fruticultura ganha força em Linhares

Redação Em Dia ES

Dentre os objetivos  está a organização da cadeia produtiva
Fruticultura ganha força em Linhares. Foto: Secom-PML
Um conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura, impulsiona o  crescimento da fruticultura no Município. Em 2020, a Secretaria consolidou o Programa Municipal de Fruticultura fomentando a atividade em cinco polos instituídos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.
 
As ações incluem aquisição de mudas de diversas espécies e a capacitação técnica dos agricultores selecionados para o polo por meio de editais. O objetivo é organizar a cadeia produtiva, ampliar a agricultura familiar, qualificar a produção e ampliar a comercialização das frutas linharenses, gerando mais empregos e renda.
 
"Já temos casos de sucesso em Linhares, como o cacau e o mamão, mas a fruticultura pode ocupar um espaço mais qualificado e importante na composição da renda das famílias, e esse é o nosso desafio", afirma o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
 
Estima-se que o cultivo de frutas possa render, dependendo da espécie, até cinco vezes mais do que o cultivo de grãos. Além disso, Linhares se destaca com produtos que têm certificação de origem, como o cacau que ganhou o Selo de Indicação Geográfica, e cujas amêndoas já são exportadas. O exemplo pioneiro é o mamão papaya, que coloca Linhares como o maior exportador nacional da fruta.
 
MAIS PLANOS - Franco completa que a Prefeitura de Linhares tem mais planos para a agricultura familiar nos próximos anos. "É um processo que não vai parar. Estamos planejando para os próximos quatro anos uma série de apoios formais, técnicos e  financeiros ao campo", diz.
 
O avanço das ações e os cinco polos de frutas, sendo que o de cajá manga-anão e o de goiaba já começaram a produzir, as mudanças serão econômicas e sociais, com diversificação e renda para o Município.
 
QUALIDADE DAS FRUTAS - Franco explica que as ações para o desenvolvimento dos polos são implementadas de forma programada, orientada ao incremento da produção, com utilização de tecnologias definidas no padrão tecnológico da cultura, para alcançar a qualidade dos produtos e atender às exigências do mercado de frutos.
 
Dentre as ações estão: o fomento de mudas, pesquisa e assistência técnica, treinamento e capacitação, e a integração dos diferentes setores públicos e privados envolvidos com o agronegócio.
 
De acordo com ele, o polo de frutas de Linhares representa uma conquista para o Espírito Santo, na tentativa de promover a diversificação agrícola por meio da fruticultura e, dessa forma, possibilitar aos agricultores linharenses um incremento na renda familiar.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil
  2. 2

    2 - Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba
  3. 3

    3 - Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural
  4. 4

    4 - Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares
  5. 5

    5 - Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04 Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04
  6. 6

    6 - Cadela da PRF morre de parada cardíaca por causa de fogos após vitória do Flamengo Cadela da PRF morre de parada cardíaca por causa de fogos após vitória do Flamengo
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca